Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica lança Dicionário de Agroecologia e Educação

Publicação, produzida em parceria com a Editora Expressão Popular e o MST, reúne 106 verbetes, de 169 autores
Leonardo Couto - EPSJV/Fiocruz | 14/04/2022 10h29 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) promoveu, no dia 12 de abril, o lançamento do Dicionário de Agroecologia e Educação. O evento foi realizado na Escola e contou com a participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; da diretora da EPJV, Anamaria Corbo; do representante da Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz); Hermano Castro; do representante da Agenda de Saúde e Agroecologia da VPAAPS/Fiocruz, André Búrigo; além de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Editora Expressão Popular.

A produção do dicionário, realizada pela EPSJV em parceria com a Editora Expressão Popular e o MST, tem como um dos objetivos expandir o conhecimento da agroecologia nas escolas e institutos de ensino de todo o Brasil. A publicação reúne 106 verbetes, elaborados por 169 autores de 68 instituições distintas – universidades públicas, institutos federais de educação, movimentos sociais e institutos de pesquisa. A presidente da Fiocruz destacou que “em tempos de pandemia temos falado muito da crise e da dificuldade, mas esse trabalho nos mostra a potência da Fiocruz, que nos dá esperança de construir essa agenda da Agroecologia”. Nísia Trindade ainda pontuou que o dicionário é um símbolo da mudança de perspectiva envolvendo relações acadêmicas e sociais.

A diretora da EPSJV relembrou as ações que a Escola tem desenvolvido no campo da agroecologia e da saúde. “Acreditamos que, mesmo no âmbito da sociedade capitalista, a educação pode trabalhar para geração de outras relações sociais que visem a emancipação humana”, disse Anamaria Corbo, acrescentando que existe a perspectiva de tradução do dicionário para o idioma espanhol, com objetivo de promover ainda mais difusão de conhecimento sobre agroecologia. Hermano Castro do Dicionário e disse que a Fiocruz tem muito a contribuir no processo de construção das redes de agroecologia. André Burigo ressaltou a importância de a Fiocruz incluir a Agroecologia no debate da Saúde.

Apresentação

Após a mesa de abertura, foi realizada uma mesa de apresentação do Dicionário, na qual organizadores e outros participantes da produção do dicionário contaram sobre o processo de construção da publicação. Essa mesa contou com a participação de: Anakeila Stauffer, professora-pesquisadora da EPSJV/Fiocruz; Luiz Henrique de Moura, representante do MST; Alexandre Pessoa, professor-pesquisador da EPSJV/Fiocruz; Caroline Bahniuk, professora da educação da UnB; e Miguel Yoshida, representante da Editora Expressão Popular.

Anakeila Stauffer, que é uma das organizadoras do Dicionário, explicou o processo de concepção dos conceitos envolvendo a agroecologia. Segundo ela, a agroecologia é um conceito em construção e que ainda está em disputa. “Para nós, isso não é um problema, apenas demonstra que não há neutralidade no conhecimento”, destacou. Anakeila acrescentou ainda que a grande quantidade de autores do livrou permitiu abordar a agroecologia a partir de perspectivas distintas. “Essa variedade de sujeitos e concepções possibilitou explicitar também que agroecologia é uma prática, constituída por conhecimentos populares e científicos”.

Luiz Henrique ressaltou que o Dicionário tem como objetivo atuar na educação formal e não-formal, trazendo bases conceituais para o campo da educação e agroecologia, por isso, é importante tornar o livro compreensível para os diferentes públicos que utilizarão a publicação em seus momentos de estudo. “Era importante usar da síntese de um dicionário para que a massificação dos conceitos da agroecologia fosse bem realizada” afirmou.

Alexandre Pessoa, que também é um dos organizadores do livro, destacou que o objetivo com o novo Dicionário é alcançar ainda mais capilaridade que a obtida com o Dicionário da Educação no Campo, lançado em 2012, também por meio de uma parceria entre a EPSJV e a Expressão Popular. “O nosso desafio com o Dicionário de Agroecologia é que ele se expanda por todo o Brasil e que ele consiga chegar em todos os cantos do país", pontuou Alexandre. A fala foi reforçada por Miguel Yoshida, que destacou que o objetivo da Expressão Popular com o Dicionário é somar forças para expandir ainda mais a discussão da Agroecologia nas diferentes localidades.

Caroline Bahniuk abordou os embates envolvendo a discussão sobre agroecologia nos diferentes espaços do pensar e da educação. “Esse livro trouxe uma nova sistematização, mostrando a pluralidade da agroecologia. Sabemos que o agronegócio também está atuando na formação de professores e produzir o Dicionário é uma forma de combater essas questões. Acredito que o Dicionário dá continuidade ao processo de disputar um território que já vinha sendo trabalhado no Dicionário da Educação no Campo e cria mais possibilidades teóricas e práticas de resistir”, concluiu Caroline.

Lançamentos do Dicionário de Agroecologia e Educação

O evento na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio marcou o lançamento oficial do Dicionário de Agroecologia e Educação. Além do evento oficial, o Dicionário já foi lançado em eventos anteriores e estão previstas novas ações de lançamento em breve, em diversas localidades do Brasil. Um dos eventos já realizados, foi o lançamento do livro na abertura da Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA), realizado em Fortaleza (CE). O lançamento contou com a participação das organizadoras Anakeila Stauffer e Maria Cristina Vargas e do autor Fernando Carneiro, pesquisador  da Fiocruz-Ceará.

Outro evento foi realizado na Escola de Ensino Médio Campo Francisca Pinto dos Santos, em Ocara (CE). A escola fica situada no Assentamento Antônio Conselheiro e tem como objetivo oferecer estrutura metodológica para a população do assentamento. Essa cerimônia contou com a participação de Valter Leite e Dionara Ribeiro, que são autores e também egressos do Curso Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, promovido pela EPSJV. O próximo evento de apresentação e lançamento do Dicionário está previsto para a JURA-RJ, no dia 27 de abril.