Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Revista Trabalho, Educação e Saúde tem novo site

Novo portal foi criado com objetivo de ser mais interativo e permitir a preservação digital
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 10/03/2022 10h24 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

Já está no ar o novo site da revista científica Trabalho, Educação e Saúde (TES), editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Além de ser mais interativo, o novo portal é integrado ao sistema de submissões, oferece estatísticas de acesso aos artigos, permite a preservação digital e pode ser indexado ao Google Scholar, plataforma universal de artigos científicos de acesso aberto. “Agora, oferecemos uma experiência bem mais amigável ao usuário leitor, que, ao lado do acesso aberto e gratuito ao conteúdo, dispõe de acesso mais rápido aos artigos, direto da primeira página, ilustrados com imagem - gráfico, foto, desenho. Tudo isso tornando a navegação mais atraente, o que não era possível no site anterior, que era estático e construído com uma tecnologia mais limitada", explica o editor executivo da TES, Paulo Guanaes.

A também editora executiva, Keilla Kobayashi, acredita que a experiência do usuário autor, parecerista e editores foi melhorada pelo fato de o sistema ser bem conhecido e difundido no meio acadêmico. “Outro aspecto interessante relatado é a maior proximidade de editores e autores, pois agora é possível enviar mensagens diretas dentro do sistema, no próprio processo de avaliação do texto”, acrescenta.

Para a editora científica da TES, Angélica Fonseca, um site mais atraente e fácil de navegar não potencializa apenas a comunicação com o universo de pesquisadores, acostumados a acessar artigos científicos por diversos caminhos. “Contribui também para que estudantes e profissionais do SUS se sintam mais instigados em se aproximar desse tipo específico de material, acadêmico, mas cujo sentido vai muito além da academia”, ressalta. Além disso, ela acrescenta que a possível articulação do material disponível no site com redes sociais passa por assumir uma postura ativa de aproximação com a sociedade. “Desejamos ainda que, em uma próxima fase, possamos trabalhar com esses conteúdos também em podcast. O acesso aberto nos provoca a efetivamente buscar a ampliação de acesso ao conhecimento científico, o que é uma orientação da própria Fiocruz”.

Um longo processo de mudanças 

Agora, esse processo de mudança pelo qual a revista vem atravessando dá mais um passo com o lançamento do site, integrado ao sistema Open Journal System (OJS) de submissão on-line, ambos administrados por  Fernanda Barcelos, assistente editorial da TES.

“A TES foi lançada em março de 2003, já com a concepção de acesso aberto ao seu conteúdo em um site. Cerca de seis anos depois, fizemos uma atualização nesse portal, mas, desde então, não houve mais qualquer alteração naquele site”, conta Paulo. O editor destaca ainda que, enquanto isso, a comunicação científica, impulsionada pelo avanço da tecnologia da informação e da ciência aberta, foi migrando cada vez mais para o digital, abandonando a publicação impressa. “Em 2018, a TES interrompeu a versão impressa e passou a publicar somente a versão digital. Com isso, o site assume maior importância", ressalta ele.

Acesse aqui.

Leia mais

Periódico científico editado pela EPSJV volta a receber artigos de todas as suas áreas temáticas