Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Permanência na EJA: auxílio estudantil e integração com a Educação Profissional

Proeja foi uma tentativa de unir a educação básica com a qualificação dos trabalhadores
Cátia Guimarães - EPSJV/Fiocruz | 22/11/2021 11h07 - Atualizado em 01/07/2022 09h40
Foto: Pilar Pedreira - Agência Senado

Apesar da gravidade, o retrato da redução de vagas não dá conta da complexidade do cenário da Educação de Jovens e Adultos no país. “O problema não é só que não há oferta na escola, mas também que as ofertas que são colocadas não atraem a população jovem e adulta para o retorno ao processo de escolarização”, explica Maria Margarida Machado, da Universidade Federal de Goiás (UFG), ressaltando que é papel dos gestores desenharem estratégias para “conquistar” esses alunos. Um desafio é fazê-los chegar. O outro é impedir a evasão.

Garantir condições materiais para permanência do estudante na escola é um dos passos que a professora aponta como essenciais. E isso envolve toda uma política de assistência estudantil, que inclui medidas como a oferta de alimentação e vale transporte e até o pagamento de bolsas. “A gente precisa compreender quais são os fatores que dificultam a permanência desses jovens e adultos trabalhadores que vêm [para a escola] à noite, cansados, que têm dificuldade de se alimentar e de chegar até a escola”, explica Machado.

Já para fazer esse público chegar até a escola, ela avalia que um caminho promissor é oferecer cursos que se “conectem com os interesses mais imediatos” dos alunos, dialogando com a realidade local. E uma estratégia que ela aponta para se conseguir isso é promover a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional. Isso significa que os estudantes que fazem o ensino fundamental pela EJA teriam também cursos de qualificação profissional, enquanto os do ensino médio aprenderiam, ao mesmo tempo, uma habilitação técnica. Na história recente, essa iniciativa já teve nome e selo de política pública: trata-se do Proeja, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, lançado em 2005.

A defesa da EJA integrada à formação profissional ganhou espaço em duas Conferências Nacionais de Educação, em 2010 e 2014, e se tornou um dos principais objetivos do PNE voltados para esse segmento. Por isso, a meta 10 estabelece que, até 2024, 25% da oferta de matrículas de EJA deve ser integrada à Educação Profissional. De acordo com o acompanhamento feito pelo Inep, em 2020 apenas 1,8% das matrículas se davam dessa forma.

No caso específico do Proeja, as principais instituições ofertantes foram aquelas que compõem a hoje chamada Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), embora ele tenha sido ampliado para abranger também as redes estaduais e municipais de ensino, além do Sistema S. Além da abertura de vagas para a população, o programa previa cursos de especialização para os professores que atuariam nessas turmas e uma linha de financiamento de pesquisa nessa área.

Além disso, Machado ressalta o potencial que essa iniciativa tinha de integrar as redes estaduais e municipais com os Institutos Federais no esforço de atender à demanda de educação de jovens e adultos. Ao mesmo tempo, diz, houve ganho nos espaços que enfrentaram o desafio de trazer para dentro dessas instituições – acostumadas, até então, com estudantes que passavam por processos seletivos concorridos – um público tão diferente como o da EJA. “O Proeja escancara, para dentro de uma instituição [como os IFs] a pobreza que estava ao lado e que não se enxergava. [Entra] aquela [pessoa] que passava no portão da Rede e olhava aquela escola como um lugar em que nunca poderia estar. [Com o Proeja], ela chegou lá”, comemora.

Como política pública, o Proeja foi parte de um conjunto de ações que ampliou e fortaleceu a Rede EPCT no Brasil, num momento em que, nas disputas internas ao governo e ao MEC, estava sendo pautada a defesa e o incentivo ao currículo integrado entre a educação básica e a educação profissional – concepção e formato que, portanto, prevaleceram também na oferta para a educação de jovens e adultos. O Proeja começa a diminuir o fôlego – e o investimento –exatamente quando essa linha política passa a perder espaço, substituída, a partir de 2011, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que se tornou carro-chefe da política de educação profissional, priorizando cursos rápidos, de Formação Inicial e Continuada, executados majoritariamente por instituições do Sistema S.

A reportagem pediu ao MEC informações sobre investimento nos cursos de Proeja, mas não obteve resposta. O FNDE respondeu que os recursos repassados pelo Peja, o Programa de Educação de Jovens e Adultos, podem ser utilizados nessa modalidade. De acordo com a Plataforma Nilo Peçanha, em 2019 havia 9,4 mil estudantes no Proeja em toda a Rede EPCT. A taxa de evasão girava em torno de 20%. “Eu acho que o que a gente deveria se perguntar é o que efetivamente foi feito onde houve evasão menor”, sugere Machado.

Leia mais

Mesmo com mais de um terço da população sem escolarização completa, país não tem política de Educação de Jovens e Adultos, turmas fecham e matrículas caem