
Desde 2020, a EPSJV oferta o “Curso de Atualização Profissional em Vigilância e Monitoramento de Populações Expostas ao Mercúrio no Brasil” para profissionais de saúde. Essa experiência revelou que os profissionais indígenas precisam do auxílio de um tradutor língua materna-português para compreensão plena do conteúdo apresentado nas aulas. Considerando esta lacuna no processo de formação, foi estruturado este projeto de pesquisa cujo objetivo é desenvolver recursos educacionais nas línguas indígenas Yanomami e Munduruku para que sejam utilizados como material pedagógico complementar ao curso. O objetivo é desenvolver Recursos Educacionais nas línguas Yanomami e Munduruku para que sejam utilizados como material pedagógico complementar ao “Curso de Atualização Profissional em Vigilância e Monitoramento de Populações Expostas ao Mercúrio no Brasil” durante as ofertas para as equipes dos DSEIs.
Considerando que metade dos alunos do “Curso de Atualização Profissional em Vigilância e Monitoramento de Populações Expostas ao Mercúrio no Brasil” são profissionais indígenas que não tem como primeira língua o português, serão construídos diferentes recursos educacionais como videoaulas, infográficos e animações com o objetivo de permitir que o conteúdo das aulas seja compreendido de maneira mais ampla. Tais recursos serão construídos, tendo como base o conteúdo das aulas do curso de atualização, em um processo coletivo que envolverá pesquisadores da Fiocruz com expertise no tema e pesquisadores indígenas das etnias Yanomami e Munduruku. É importante ressaltar que tais recursos educacionais serão desenvolvidos conforme as orientações previstas no Guia REA da Fiocruz e dessa forma, terão formatos que permitam a edição, cópia, adaptação e remixagem (e.g., HTML5, mp4, png, sng etc.).
Espera-se que este material pedagógico facilite a compreensão do conteúdo do “Curso de Atualização Profissional em Vigilância e Monitoramento de Populações Expostas ao Mercúrio no Brasil”, pelos profissionais indígenas e, consequentemente, contribua para o aprimoramento do trabalho que desenvolvem.
Assista ao vídeo.
Honésio Dace Munduruku
Dario Vitório Kopenawa Yanomami
Paulo Cesar Basta
Maira Laeta de Brito
Rafael Bílio