Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica firma cooperação com a Secretaria de Saúde do Maranhão

Iniciativa engloba formação docente e Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 30/03/2023 15h50 - Atualizado em 30/03/2023 16h05

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) firmou, em março de 2023, uma cooperação técnico-científica com a Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão, com objetivo de ofertar formação em educação popular em saúde para trabalhadores das equipes multiprofissionais de saúde e lideranças comunitárias. 

Para o assessor da Vice-direção de Ensino e Informação da EPSJV, Rafael Bilio, a assinatura desse termo de cooperação significa a celebração e a institucionalização de uma parceria que já vem sendo realizada desde 2021, quando foi feita a formação docente para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS) no município de Imperatriz, por meio de uma parceria com a Escola de Saúde Pública vinculada à Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão. Já ao longo de 2022 foram formadas oito turmas do EdPopSUS também em Imperatriz, uma formação docente em São João dos Patos e, posteriormente, foram realizadas mais oito turmas do EdPopSUS em diferentes municípios no entorno de São João dos Patos. “A cooperação prevê ações formativas até 2028, com o objetivo de estreitar nossas relações com as escolas de saúde pública e com as escolas técnicas do SUS, bem como potencializar a Estratégia Saúde da Família, principalmente no interior do Maranhão”, afirmou Rafael. 

Para Sebastiana Belfort, pedagoga e coordenadora estadual do curso Edpopsus pela Escola de Saúde Pública do Maranhão, esse termo de cooperação firmado com a EPSJV é de grande relevância para o Estado do Maranhão, considerando que a educação popular em saúde é, segundo ela, uma política que está implementada em diversos territórios do Maranhã, principalmente a partir do Curso de Aperfeiçoamento com os Agentes Comunitários de Saúde. “Os agentes de saúde são grandes protagonistas nos processos de trabalho do SUS. Só temos a agradecer e pedir a continuidade dessa parceria para outros cursos em nosso Estado”, observou.

Leia mais

A criação de uma Feira do Pequeno Produtor e a mobilização da população local para participação no 10º Fórum Social Panamazônico tem sido algumas das iniciativas realizadas por estudantes durante a formação coordenada pela EPSJV
Iniciativa engloba formação docente e Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde
Ao todo, são 213 educandos divididos em oito turmas. Ainda estão previstas para este ano, mais onze turmas no Maranhão e quatro em Belém (PA)