Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Constituição

'Sangue não é mercadoria'

30/11/2023 14h14 - Atualizado em 30/11/2023 14h15
Da esquerda para a direita, Herbert de Souza (Betinho), Airamir Padilha e Laerte Vaz de Melo, no I Fórum Estadual do Sangue do Rio de Janeiro Foto: Acervo ENSP/Fiocruz

"Eles já brigaram [por isso] lá atrás. É a mesma propaganda dos anos 1980”. O comentário é de Laerte de Mello, cirurgião cardíaco que representou o Conselho Regional de Medicina do Rio de janeiro (Cremerj) nos debates da Assembleia Nacional Constituinte, quando os mesmos interesses que hoje estão expressos na PEC do Plasma foram derrotados pela primeira vez.

tópicos:

Leia mais

Entrevista: 
Vilson Romero

‘O governo usa de contabilidade criativa pra dizer que tem um rombo na Previdência’

01/02/2017 09h01 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

O governo divulgou na semana passada que o déficit da Previdência Social foi de R$ 149,7 bilhões em 2016, números que foram amplamente anunciados em vários veículos jornalísticos como o maior dos últimos 22 anos. A Anfip tem nos últimos anos contestado esses dados, apontando que a Seguridade Social apresenta superávits. O senhor pode explicar qual é a conta que o governo faz para chegar a esse “rombo”?

tópicos:

Leia mais

Entrevista: 
Paulo Paim

'Os governos não querem aprovar este projeto, querem aprovar o outro que não garante a negociação coletiva, não garante a sindicalização e proíbe o direito de greve'

'Os governos não querem aprovar este projeto, querem aprovar o outro que não garante a negociação coletiva, não garante a sindicalização e proíbe o direito de greve'

16/10/2015 12h30 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

No dia 7 de outubro, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado aprovou um projeto que regulamenta o direito de greve de servidores e empregados públicos da administração direta e de autarquias e fundações da União, estados, municípios e Distrito Federal, bem como o direito à negociação coletiva e à sindicalização.

tópicos:

Solidariedade

Solidariedade

01/11/2013 17h34 - Atualizado em 01/07/2022 09h47

“Seja solidário”. Pense em quantas vezes você já não escutou algo do tipo. Muitas não? Exemplos não faltam: é só começar a fazer frio que surgem campanhas chamando atenção para a importância da solidariedade por meio de ações de distribuição de roupas e cobertores para os carentes; em dezembro, época de Natal, a solidariedade prega que nos lembremos daqueles que não têm ceia nem brinquedos.

tópicos:

Constituição mutante

Constituição mutante

23/10/2013 09h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h44

Com apenas 25 anos, podemos dizer que a Constituição ainda é jovem. Mas, nesse tempo, já passou por várias mudanças e muitas outras ainda estão em andamento. Atualmente, a Constituição Brasileira abarca 72 emendas e cerca de 3 mil Propostas de Emenda Constitucional, as chamadas PECs, que estão em tramitação ou arquivadas. Mas o que esses números grandiosos representam?

tópicos:

Leia mais

Perdendo logo na largada

Perdendo logo na largada

23/10/2013 09h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h44

Quando foi aprovada a Constituição, nós festejamos a conquista de direitos, como a universalidade e a equidade. Mas o complexo médico-industrial comemorou também. Alguma coisa estava errada”. A frase é de Marco da Ros, médico e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que, em 1988, era militante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e acompanhava também as pautas do movimento sanitário. E não foi só na saúde e na educação.

tópicos:

Leia mais

Anos 2000: continuidade ou ruptura do desmonte neoliberal?

Anos 2000: continuidade ou ruptura do desmonte neoliberal?

23/10/2013 09h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h44
Manifestação em Brasília organizada pelas centrais sindicais em 2010 Foto: CSP-Conlutas

Cinco anos atrás, quando a Constituição Federal de 1988 completava duas décadas de existência, saía a primeira edição da Poli, toda dedicada ao tema. Ali, a revista falou sobre o processo de mobilização popular que marcou a redemocratização do Brasil, e que garantiu, no texto constitucional, o compromisso do Estado brasileiro em garantir direitos sociais como saúde e educação públicas, entre outros, aos seus cidadãos.

tópicos:

Leia mais

Entrevista: 
Chico Alencar

'Continuamos dominados no Brasil, do ponto de vista político, pelo patriarcalismo, pelo patrimonialismo e pelo clientelismo'

'Continuamos dominados no Brasil, do ponto de vista político, pelo patriarcalismo, pelo patrimonialismo e pelo clientelismo'

15/10/2013 08h45 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

O Brasil precisa de uma reforma política? Por quê? Qual deve ser o objetivo final maior dessa reforma?

tópicos:
Entrevista: 
Gastão Wagner

'O desenvolvimentismo não nos protegeu'

'O desenvolvimentismo não nos protegeu'

01/10/2013 08h45 - Atualizado em 01/07/2022 09h44

Cinco anos atrás, na primeira edição da Poli, o médico sanitarista Gastão Wagner, militante histórico da Reforma Sanitária e atualmente professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fez um balanço do Sistema Único de Saúde (SUS) duas décadas depois da sua conquista.

tópicos:
Entrevista: 
Gilberto Bercovici

‘A falta de respeito ao texto constitucional é um problema crônico no Brasil’

‘A falta de respeito ao texto constitucional é um problema crônico no Brasil’

01/05/2012 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

No que diz respeito ao direito à propriedade, assegurado juridicamente, sabemos que há um sentido que favorece o status quo e outro que atrela a garantia desse direito ao interesse coletivo. O senhor poderia recuperar a história desses dois sentidos?

tópicos: