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História da Educação Profissional no Brasil

Conjunto de reportagens, entrevistas e textos contam a história da Educação Profissional no Brasil, do início do século 20 até os dias atuais. Contemporaneamente, a narrativa se mistura com a história da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), que completa 35 anos em 2020.

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Escola Unitária

21/08/2020 15h07 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

“A escola profissional não deve se transformar numa incubadora de pequenos monstros aridamente instruídos para um ofício, sem ideias gerais, sem alma, mas apenas com olho certeiro e a mão firme. Mesmo . através da cultura profissional é possível fazer com que surja da criança o homem, contanto que se trate de cultura educativa e não só informativa, ou não só prática manual”.

Entrevista: 
Nisia Trindade

‘O que a escola politécnica da Fiocruz traz é a centralidade do trabalhador técnico e a formação mais ampla. Não de cunho apenas técnico, mas emancipatório'

18/08/2020 13h04 - Atualizado em 01/07/2022 09h42
Foto: Peter Ilicciev

A Escola Politécnica da Fiocruz, que está fazendo 35 anos, nasce no contexto da redemocratização brasileira, num momento de grande mobilização da sociedade por pautas como saúde e educação. Qual era o papel e como era a atuação da Fiocruz naquele momento? Qual a participação da instituição na história do movimento sanitário e outras mobilizações que marcavam aquele período?

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35 anos de politecnia na saúde

35 anos de politecnia na saúde

18/08/2020 12h10 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

Em agosto de 2020, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) completa 35 anos.  A história da instituição coincide com a de um período da História brasileira conhecido como a Nova República, que segundo a historiografia oficial se iniciou em 1985, com a eleição indireta de Tancredo Neves à Presidência da República e o fim do mandato de João Figueiredo, o último presidente da ditadura empresarial-militar que comandava o país desde o golpe de 1964.  Período que tem como um de seus marcos iniciais também o amplo processo de discussão democrática e mobilização social que cu

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Depoimentos

EPSJV na luta contra Covid-19

EPSJV na luta contra Covid-19

17/08/2020 13h22 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

No ano em que completa 35 anos, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) se vê diante de novos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Frente à necessidade de distanciamento social e suspensão das atividades escolares presenciais, desde o dia 16 de março, a instituição tem promovido alternativas e ações de enfrentamento ao novo coronavírus para a comunidade escolar e a sociedade como um todo.

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35 anos da Escola Politécnica

35 anos da Escola Politécnica

09/08/2020 10h51 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) completa, no próximo dia 19 de agosto, 35 anos de atuação na educação profissional em saúde. Para celebrar essa trajetória, em tempos de pandemia, a EPSJV promove um evento virtual para debater as reflexões no mundo do trabalho no contexto atual e também promover a integração entre trabalhadores e estudantes.

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Onde o trabalho e a educação se encontram

Onde o trabalho e a educação se encontram

08/08/2020 11h18 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

Acervo do Instituto Federal do ParáSe você estiver entre as dezenas de milhares de brasileiros que sobreviveram ao coronavírus mas precisaram ser internados, talvez se lembre daquele profissional que ministrava os remédios até durante a madrugada, trocava o soro e promovia vários outros cuidados.

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Como tudo começou

Como tudo começou

07/08/2020 10h05 - Atualizado em 01/07/2022 09h42
Escolas de Aprendizes e Artífices na década de 1910. em sentido horário: Rio de Janeiro, Amazonas e Rio Grande fo Norte Foto: Acervo da Rede EPCT

"Considerando: que o aumento constante da população das cidades exige que se facilite às classes proletárias os meios de vencer as dificuldades sempre crescentes da luta pela existência; que para isso se torna necessário não só habilitar os filhos dos desfavorecidos da fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, como fazê-los adquirir hábitos de trabalho profícuo, que os afastará da ociosidade, escola do vício e do crime; que é dos primeiros deveres do Governo da República formar cidadãos úteis à nação, decreta [que] em cada uma das capitais dos Estados da República o Gov

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Entrevista: 
Domingos Leite Filho

‘Se compreendemos que o trabalho é a base da produção da existência, ele também é a base da produção dos conhecimentos’

‘Se compreendemos que o trabalho é a base da produção da existência, ele também é a base da produção dos conhecimentos’

06/08/2020 11h06 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

Eu queria que o senhor começasse me ajudando a explicar como se pode definir educação profissional para além da legislação. A primeira coisa que a gente pensa é que ela faz a formação para o trabalho, que ensina os ofícios, mas isso o ensino superior também faz. Existe alguma especificidade na educação profissional?

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‘A ideia de formar para o mercado de trabalho traz implícito o pressuposto falso de que esse mercado seja um espaço de trocas entre iguais’

‘A ideia de formar para o mercado de trabalho traz implícito o pressuposto falso de que esse mercado seja um espaço de trocas entre iguais’

06/08/2020 10h21 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

Em relação ao tipo de formação que promove, e não exatamente ao que está na legislação, como podemos definir a “educação profissional”? Uma primeira tendência seria definir como aquela que promove a formação para o trabalho, que ensina os ofícios. Mas se poderia ponderar que os cursos de graduação, no Brasil, também fazem isso. Qual a diferença?

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