Áreas de Atuação

Atenção à Saúde

A área de Atenção à Saúde investiga as concepções de modelos de atenção, enfocando princípios e diretrizes do SUS, a organização e a operacionalização da Atenção Básica em Saúde, sempre procurando compreender como os trabalhadores de nível médio se inserem no sistema. A interferência dos organismos internacionais nos modelos assistenciais e sua relação com a formação é outro eixo de pesquisa. Temas mais específicos dessa área tratados pela EPSJV são o trabalho e a formação do agente comunitário de saúde, o cuidado em saúde mental e a saúde do idoso.

Formação Geral na Educação Profissional

O Ensino Médio é uma etapa da escolarização formal que, na ESPJV, se estrutura com base nos seguintes princípios educativos: fundamentação teórico-científica dos processos de transformação da natureza, da sociedade e da cultura; contextualização sócio-histórica do conhecimento; compreensão das formas contemporâneas de linguagem; desenvolvimento do saber operatório; e iniciação científica. O objetivo dessa estrutura é possibilitar, ao mesmo tempo, o prosseguimento dos estudos e a preparação básica para o trabalho em saúde e para o exercício da cidadania.

Gestão em Saúde

A Gestão em Saúde refere-se à gestão do sistema, dos serviços, do trabalho e práticas de saúde, abrangendo desde a definição de políticas públicas até a materialização delas no cotidiano dos serviços e instituições. Envolve os processos de: planejamento, regulação, gerência orçamentária, compra de insumos e materiais estratégicos, manutenção de equipamentos, organização de arquivos e documentação, almoxarifado, gestão de informações, monitoramento e avaliação das ações, vinculação dos trabalhadores, organização de Planos de Cargos e Carreiras, definição de políticas de formação profissional, construção de modelos de atenção e práticas de cuidado, dentre outros. Por conjugar meios e finalidades, a Gestão em Saúde possui uma dimensão ética que deve estar comprometida com os ideais constitucionais que orientam a construção do Sistema Único de Saúde (SUS).

Informações e Registros em Saúde

A área de Informações em Saúde está vinculada, sobretudo, enquanto campo de prática profissional, aos avanços e desenvolvimento dos sistemas de informação em saúde (SIS). Contudo, itens como banco de dados, conjunto de indicadores, aparato informático e conjunto de relatórios são elementos constitutivos dos SIS, mas não representam isoladamente área em si. Os Registros em Saúde, independente da forma de processamento, manual ou informatizado, são compreendidos enquanto processo de trabalho desenvolvido pelas instituições de saúde, não se tratando somente do ato de registrar e nem do documento em si. Entendem-se como registros todos os documentos que são gerados para que ocorra a atenção à saúde, individual e/ou coletiva.

Iniciação Científica

A iniciação científica, na EPSJV, é um caminho de articulação entre as áreas de ensino e pesquisa, buscando incorporar na educação básica práticas e reflexões sobre ciência e tecnologia.

Manutenção de Equipamentos em Saúde

A área de Manutenção de Equipamentos de Saúde da EPSJV concentra-se na oferta de cursos de formação inicial e continuada que buscam capacitar os trabalhadores para atuar na gestão dos parques de equipamentos e sistemas prediais das unidades, na fiscalização das ações de manutenção do ambiente hospitalar, no apoio à gestão da unidade de saúde no que diz respeito à aprovação de projetos de instalações e na tomada de decisão sobre o uso de novas tecnologias. Reflete sobre aspectos de segurança, gerência de riscos e qualidade do meio ambiente hospitalar. Na EPSJV, a área de Manutenção de Equipamentos se divide em quatro áreas de atuação - Radiações Ionizantes Aplicadas ao Tratamento e Diagnóstico por Imagem; Engenharia Clínica; Ambiência; e Metrologia - tendo a Saúde do Trabalhador como área transversal às demais.

Processo de Trabalho em Saúde

Esta área envolve estudos e pesquisas sobre o trabalho técnico, a educação profissional e as políticas sociais de educação e saúde, buscando contribuir para o avanço do conhecimento da relação trabalho, educação e saúde, para a geração de produtos e para subsidiar a formulação e a implementação das ações públicas nas áreas de trabalho técnico e educação profissional em saúde.

Técnicas Laboratoriais em Saúde

A área de Técnicas Laboratoriais em Saúde desenvolve ensino e pesquisa voltados para o fortalecimento das atividades técnicas de apoio ao diagnóstico, análises laboratoriais, pesquisa biomédica e clínica e produção de insumos para o Sistema Único de Saúde. Problematiza o processo de trabalho dos profissionais técnicos de laboratório e sua relação direta com a prevenção, a vigilância e o planejamento em saúde.

Vigilância em Saúde

Vigilância em Saúde compreende a articulação entre as subáreas de vigilância epidemiológica, vigilância ambiental, saúde do trabalhador e gestão, política e planejamento. Entendida como um campo que integra diversas áreas de conhecimento e práticas, tem por objetivo a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida da população. Nesse sentido, a Vigilância em Saúde aborda temas como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho.