Exibindo 1 - 10 de 56
  • 14/06/2017 12h58 Dicionário Jornalístico
  • 01/01/2011 12h15 Dicionário Jornalístico

    Talvez a primeira imagem que passe pela cabeça de muita gente quando ouve o termo ‘agroecologia’ seja a de alimentos orgânicos, isto é, produzidos sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos ou mudanças genéticas, para evitar danos à saúde de quem os consome e à natureza. O que nem todo mundo sabe é que os princípios da agroecologia vão muito além disso.

  • 01/05/2009 11h14 Dicionário Jornalístico

    Atenção Primária à Saúde (APS) é, ao mesmo tempo, uma estratégia de organização do sistema de saúde e um dos níveis de atenção desse mesmo sistema: algo como ser a parte e o todo, sem que isso signifique uma contradição. Mas o que une as duas pontas dessa definição?

  • 01/03/2015 11h12 Dicionário Jornalístico

    Mais de dez mil pessoas foram às ruas de Frankfurt, na Alemanha, no dia 18 de março deste ano, protestar contra a inauguração da nova sede do Banco Central Europeu. Um mês antes, cerca de 15 mil pessoas ocuparam as ruas na Grécia em apoio a um partido de esquerda que foi eleito com o compromisso de reverter a pauperização e a perda de direitos da população grega. Em janeiro, tinha sido a vez da Espanha, onde dezenas de milhares de pessoas saíram de casa pelas mesmas palavras de ordem. Em diferentes cantos da Europa, o que se ouve é um grito de ‘basta’ às chamadas ‘políticas de austeridade’.

  • 01/01/2008 12h10 Dicionário Jornalístico

    No Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, a palavra capital é definida como “todo bem econômico aplicável à produção”; “toda riqueza capaz de produzir renda”. Mas, o que acontece se acrescentarmos a esse conceito a palavra ‘humano’? Para o economista Theodoro Schultz, criador do termo nos anos 1950, capital humano é “o montante de investimento que uma nação ou indivíduos fazem na expectativa de retornos adicionais futuros”.

  • 25/02/2016 11h09 Dicionário Jornalístico

    “A ciência é uma atividade social em ao menos dois sentidos. Primeiro, porque é uma exclusividade do ser social, da sociedade. Nada há de semelhante na natureza. Em segundo lugar, é social no sentido de que é parte movida e movente do desenvolvimento histórico da humanidade. Ainda que muitas vezes pela mediação de indivíduos particulares, a ciência é um complexo social decisivo para o desenvolvimento da totalidade da humanidade”.

  • 01/07/2010 11h08 Dicionário Jornalístico

    “Comunicação é desses temas de que todo mundo entende um pouco e sempre tem uma opinião”. Essa afirmação abre o primeiro capítulo do livro ‘Comunicação e saúde’, de Inesita Araújo e Janine Cardoso, pesquisadoras do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz). As concepções são mesmo diversas e, se abrirmos um dicionário como o Houaiss da Língua Portuguesa, vamos nos deparar com definições do senso comum, como: “o processo que envolve a transmissão e a recepção de mensagens entre uma fonte emissora e um destinatário receptor” e “a ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta”.

  • 25/02/2016 11h00 Dicionário Jornalístico

    Há quem chame de midiativismo e outros nomes da moda. Mas há também quem ache que a cobertura que o grupo de jornalistas do Mídia Ninja fez durante as manifestações de junho foi um bom e velho trabalho de contra-informação. As gravações do grupo, que cobriam e transmitiam ao vivo os protestos, sempre perto dos locais em que em geral explodiam os embates entre a polícia e os manifestantes, chegaram a ter 50 mil acessos ao mesmo tempo, alcançando 180 mil em uma mesma transmissão.

  • 25/02/2016 10h58 Dicionário Jornalístico

    À primeira vista, o significado desse verbete pode parecer óbvio: a palavra controle remete, sem demoras, à ideia de coerção, que, por sua vez, está intimamente ligada a categorias como violência e poder. No entanto, há uma outra possibilidade de interpretação. Ela foi pensada pelo campo da saúde pública no Brasil, que inverteu a ordem dos fatores e criou um tipo de controle que é exercido pela sociedade e não sobre ela.

  • 25/02/2016 10h57 Dicionário Jornalístico

    De quatro em quatro anos você participa de um ritual: sai de casa para escolher, pelo voto, aqueles que vão representar as suas ideias no Executivo ou no Legislativo, tomando decisões políticas no seu lugar. É a ‘festa da democracia’. Mas há quem ache que, na origem, essa festa era mais animada e recebia muito mais convidados do que hoje. Nascida na Grécia, por volta do século 5 antes de Cristo, a ideia de democracia se concretizava na presença de uma multidão de pessoas em praça pública, reunidas em assembleia, tomando diretamente as decisões de interesse coletivo.