Observatórios

Observatório dos Técnicos em Saúde

O Observatório dos Técnicos em Saúde tem como missão produzir estudos e pesquisas sobre o trabalho técnico, a educação profissional e as políticas sociais de educação e saúde, buscando disponibilizar um conjunto de dados e informações em publicações impressas e eletrônicas para alunos, professores, pesquisadores, gestores do Sistema Único de Saúde, sindicatos e associações profissionais dos trabalhadores técnicos.

Sediado na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)/ Fiocruz, e vinculado ao Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde - LATEPS, o Observatório dos Técnicos em Saúde busca fortalecer as atividades de ensino e pesquisa no campo da Educação Profissional em Saúde e disponibilizar um conjunto de dados e informações em publicações impressas e eletrônicas para alunos, professores, pesquisadores, gestores do Sistema Único de Saúde, sindicatos e associações profissionais e instituições congêneres dos trabalhadores técnicos em saúde.

Integra a Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Brasil - Rede ROREHS, que compõe um projeto de âmbito continental da Organização Pan-Americana de Saúde, regulamentada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde - SGTES/MS.

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Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia

O Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia foi criado em 2010, no âmbito do Programa de Vocação Científica (Provoc), da Fiocruz, coordenado pela EPSJV. Voltado para a iniciação científica de jovens do ensino médio, o Provoc acumula 30 anos de experiência, estimulando jovens a seguirem carreiras científicas.

Com o objetivo de incentivar a formação de um campo de debate em que se articule a temática de ciência e tecnologia com a de juventude, o Provoc criou o observatório com o objetivo de mapear, sistematizar, analisar e difundir informações sobre juventude, educação, ciência e tecnologia e inclusão social. No site do observatório, são divulgadas experiências e informações sobre programas de iniciação científica na educação básica, bem como sobre áreas de conhecimento e carreiras científicas, visando proporcionar a estudantes de ensino médio informações relevantes sobre diferentes caminhos para seguirem os estudos com foco na pesquisa.

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