Entrevista

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  • 13/11/2020 7h41 Entrevista

    Faltam seis semanas para terminar 2020, e o Congresso Nacional corre contra o tempo para aprovar um projeto de lei que regulamente o novo Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb. O principal mecanismo de financiamento da educação básica no Brasil foi incorporado à Constituição Federal em agosto, por meio da aprovação da Emenda Constitucional 108. Porém, como sinaliza a coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda, o novo Fundeb – cuja lei atual perde a vigência esse ano - precisa ser regulamentado de maneira a garantir que os avanços trazidos pela EC 108 saiam do papel. A expectativa é que esse processo ganhe impulso após o primeiro turno das eleições, no dia 15 de novembro. O prazo é apertado, e o governo federal já prometeu apresentar uma medida provisória para regulamentar o fundo caso o Congresso não aprove uma lei que o faça até o final do ano. O problema, segundo Andressa, é que várias das agendas defendidas pelo governo federal no processo de discussão do novo Fundeb significariam retrocessos. Nessa entrevista, Andressa fala sobre os riscos envolvidos no processo de regulamentação do Fundeb.

  • 30/10/2020 11h28 Entrevista

    Nesta entrevista, a pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e conselheira do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), Grazielle David, fala da polêmica envolvendo o decreto 10.530, publicado em Diário Oficial no dia 26 de outubro e revogado poucos dias depois pelo presidente Jair Bolsonaro em meio às críticas de que ele significaria o aprofundamento da privatização da atenção primária à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). O decreto, assinado pelo Ministério da Economia, previa a realização de estudos que viabilizassem parcerias entre estados e municípios com a iniciativa privada para a construção, modernização e operação de Unidades Básicas de Saúde. Para Grazielle, esse tema deve voltar à pauta do governo no futuro e sua implementação representaria um aprofundamento da privatização do SUS.

  • 30/10/2020 10h58 Entrevista

    Entidades da saúde e da educação, em um processo encabeçado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), lançaram recentemente o manifesto ‘Ocupar escolas, proteger pessoas, recriar a educação’. Nessa entrevista, a presidente da Abrasco, Gulnar Azevedo, fala sobre a importância do manifesto e da articulação entre movimentos da saúde e da educação no contexto da pandemia de Covid-19.

  • 08/10/2020 11h10 Entrevista

    Em meio à pandemia, a precarização do trabalho é um dos assuntos que, depois da saúde, mais impactam e preocupam o país. Nesta entrevista, a professora titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (FFCH/UFBA) Graça Druck apresenta como historicamente a terceirização vem sendo desenhada no mundo e no Brasil e analisa como isso afeta o direito do trabalho e a organização dos trabalhadores. Desde a pandemia, o cenário de demissões e de flexibilizações de direitos tem se intensificado. E segundo Graça, exatamente os trabalhadores de serviços essenciais, aqueles que não podem parar, são os que ocupam o maior número de contratos de terceirização. Para a pesquisadora, esses são resultados de um modelo que atende à agenda neoliberal e que, no Brasil, foi intensificado com a aprovação das leis nº 13.429 e nº 13.467, ambas em 2017, que, segundo ela, liberam a terceirização sem limite, retiram direitos trabalhistas e impedem a organização das diferentes categorias, tornando cada vez mais heterogênea a identidade dos trabalhadores. Graça explica, nesta entrevista, que esse é um fenômeno global, mas alerta que países periféricos e classes mais pobres são as que mais sofrem com os impactos.

  • 24/09/2020 10h30 Entrevista

    No último sábado (19), a lei 8.080, conhecida como a Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde (SUS), completou 30 anos. A norma – que deu o nome de SUS ao sistema formulado pelo movimento da Reforma Sanitária e garantido na Constituição de 1988 - veio para efetivamente estabelecer a forma como o novo sistema se organizaria de modo a garantir o que a Carta Magna promulgada dois anos antes havia consagrado quando afirmou a saúde como um direito de todos e um dever do Estado. Nessa entrevista, o advogado sanitarista Thiago Campos, diretor regional do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa), faz um balanço dos avanços e limites da lei que completa três décadas de existência, e destaca sua importância em um momento em que o SUS, ainda que com imensas dificuldades, mostra toda sua relevância em meio à maior crise sanitária dos últimos cem anos.

  • 04/09/2020 12h09 Entrevista

    Nessa entrevista o pesquisador do Instituto Gonçalo Moniz/Fiocruz Bahia Manoel Barral apresenta porque a vacina não deve ser vista como solução única de retorno das aulas presenciais. Além do acesso aos insumos, a forma de distribuição de vacina de maneira global ainda é um dos desafios a serem enfrentados. Barral explica ainda que todas as ações relacionadas ao enfrentamento do COVID-19 devem ser de forma coletiva. Não há solução única nem ações individuais que possam dar conta de tamanha complexidade.

  • 26/08/2020 19h01 Entrevista

    Nesta entrevista, realizada para subsidiar uma matéria sobre Escola Unitária, o professor Paolo Nosella, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), conta um pouco do cenário a partir do qual o italiano Antonio Gramsci desenvolveu esse conceito e, numa crítica à profissionalização precoce, polemiza com os educadores que defendem o ensino médio integrado à educação profissional.

  • 25/08/2020 16h42 Entrevista

    Nesta entrevista, realizada originalmente para a produção de uma matéria sobre Escola Unitária, publicada na edição especial da Revista Poli, comemorativa dos 35 anos da EPSJV/Fiocruz, Luiz Carlos Freitas conta a experiência da Escola Única do Trabalho na Rússia pós-revolução. O professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostra que há diferenças entre os princípios dessa concepção, elaborados pelos Pioneiros da Educação, e a forma como eles foram postos em prática, analisa as dificuldades de adoção desse‘modelo’ nos dias de hoje e comenta o quanto a Reforma do Ensino Médio brasileiro se distancia dessa perspectiva, ao aprofundar a dualidade educacional.

  • 18/08/2020 13h04 Entrevista

    No mesmo ano em que a Fiocruz faz 120 anos e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) completa 35 anos, enfrentamos a pandemia provocada pelo coronavírus, que ficará marcada na história da instituição, do Brasil e do mundo. Nesta entrevista, a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade, nos ajuda a revisitar o passado para compreender o presente e planejar o futuro: ela conta que foi como desdobramento e resposta às necessidades colocadas pela Reforma Sanitária que surgiram três das atuais unidades técnico-científicas da instituição, entre elas a Escola Politécnica (EPSJV), também conhecida como ‘Poli’. Naquele momento, assim como agora, a Fiocruz se abria para além da comunidade científica, participando e fomentando debate na sociedade, produzindo informação e apostando na formação. Seu papel, como nos tempos atuais, era fundamental para uma nova concepção e perspectiva de saúde. Nesta entrevista, a primeira mulher a se tornar presidente da Fundação, e que está à frente das diversas iniciativas de combate à pandemia, reflete sobre a importância da articulação entre todas as áreas da instituição no enfrentamento técnico da Covid-19, destacando o engajamento dos seus trabalhadores e estudantes. Relembra ainda o contexto histórico em que a EPSJV foi gestada e ressalta a importância dos trabalhadores técnicos em saúde antes e durante a atual crise sanitária.

  • 13/08/2020 11h42 Entrevista

    No dia 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, diversas lideranças e apoiadores do movimento soaram o ‘maracá’ em suas redes sociais, com o objetivo de estimular a solidariedade nacional e internacional em relação à disseminação da Covid-19 entre povos indígenas brasileiros. A ação soma-se a outras frentes no Legislativo e Judiciário, onde a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), parlamentares, pesquisadores e militantes em geral têm cobrado iniciativas para promover o debate e denunciar o que consideram a falta de ações do governo no enfrentamento da pandemia nessas comunidades. Nesta entrevista, Ana Lucia Pontes, professora-pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e coordenadora do Grupo de Trabalho de Saúde Indígena da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), explica o contexto da pandemia entre os indígenas e aponta as principais dificuldades, antes e depois da Covid-19.