Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Quem somos

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) é uma unidade técnico-científica da Fiocruz que promove atividades de ensino, pesquisa e cooperação no campo da Educação Profissional em Saúde. A EPSJV oferece cursos técnicos de nível médio, de especialização e de qualificação nas áreas de Vigilância, Atenção, Informações e Registros, Gestão, Técnicas Laboratoriais, Manutenção de Equipamentos e Radiologia, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde.

A EPSJV coordena e desenvolve programas de ensino em áreas estratégicas para a Saúde Pública e para Ciência e Tecnologia em Saúde; elabora propostas para subsidiar a definição de políticas para a educação profissional em saúde e para a iniciação científica em saúde; formula propostas de currículos, cursos, metodologias e materiais educacionais; e produz e divulga conhecimento nas áreas de Trabalho, Educação e Saúde. A Escola também é Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a Educação de Técnicos em Saúde e Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS).

Com o objetivo de disseminar conhecimento em sua área de atuação, a Escola Politécnica edita o periódico científico “Trabalho, Educação e Saúde”; coordena a Biblioteca Virtual sobre Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS); publica a revista jornalística “Poli – Saúde, Educação e Trabalho”; edita livros e material educativo sobre suas áreas de atuação; sedia ainda a Estação de Trabalho Observatório dos Técnicos em Saúde, que integra a Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde, criada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas) como espaço para produção e análise de informações e conhecimento nessa área.

Na Escola Politécnica, a pesquisa, além de ser uma área de atuação, também é um princípio educativo na formação de seus alunos. A EPSJV também coordena o Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz, que proporciona a jovens do ensino médio a vivência no ambiente de pesquisa.

Missão

A EPSJV tem como finalidade promover a Educação Profissional em Saúde, prioritariamente em âmbito nacional, através da coordenação e implementação de programas de ensino em áreas estratégicas para a Saúde Pública e para Ciência e Tecnologia em Saúde, da elaboração de projetos de política, regulamentação, currículos, cursos, metodologias e tecnologias educacionais e da produção e divulgação de conhecimento na área de trabalho, educação e saúde.

Visão de Futuro

A EPSJV pretende ser reconhecida pela sociedade brasileira e de outros países como instituição de Estado, pública e estratégica de educação profissional em saúde, pela sua capacidade de promover o ensino, a pesquisa, a cooperação técnica e a difusão de conhecimento, considerando a saúde como direito e o compromisso com a redução das iniquidades e desigualdades sociais e com o fortalecimento do caráter universal do SUS.

Valores

Os valores de uma instituição não devem ser confundidos com o regramento que rege a administração pública, referem-se às definições da instituição que irão nortear sua ação e seus relacionamentos, sejam estes internos ou externos, imprimem coerência entre o projeto político pedagógico e sua práxis.

• Educação como processo emancipatório.
• Democracia participativa.
• Democratização da produção e difusão do conhecimento.
• Compromisso institucional com o caráter público e estatal.
• Ciência, tecnologia, inovação e cultura comprometidas com a redução das desigualdades e iniquidades.
• Ética e transparência.
• Compromisso com a garantia da diversidade racial, étnica, geracional, sociocultural, de orientação sexual e identidade de gênero, incluindo pessoas com deficiência.
• Valorização e respeito àqueles que compõem a comunidade escolar em sua pluralidade: trabalhadores, estudantes, seus familiares, entidades, movimentos sociais e demais usuários do SUS.
• Compromisso com a Saúde pública, gratuita e universal.
• Justiça socioambiental.
• Cooperação, nacional e internacional, com instituições públicas, entidades e movimentos sociais, nas áreas de trabalho, educação e saúde.
• Qualidade, segurança e confiabilidade nos processos de trabalho de gestão, ensino e pesquisa.
• Respeito e valorização de conhecimentos, saberes e tecnologias produzidas social e coletivamente que dialoguem com os princípios e práticas de atuação da EPSJV