Projeto Político e Pedagógico

O projeto político pedagógico (PPP) da EPSJV é trabalho coletivo construído ao longo da história desta instituição.

Projeto sempre inacabado, o PPP se consolida e traduz de maneira singular as concepções e a organização das atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento institucional da atual Direção da EPSJV. Temos como compromisso maior: a Educação Profissional em Saúde, em nível técnico e de formação inicial e continuada, voltada para uma formação ética, política e técnica.

Com essa finalidade, são realizados cursos e pesquisas, e traçadas cooperações técnicas em níveis nacional e internacional. A proposta de uma formação politécnica em saúde qualificada e crítica é construída em dois eixos principais: a formação dos jovens e maduros trabalhadores do sistema de saúde e da C&T e a formação docente para a área de Educação Profissional. A preocupação com a formação de quem educa o trabalhador se traduz nesta Escola na figura do professor-pesquisador e no Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional.

A EPSJV concebe a educação como projeto de sociedade. Nesse sentido, é defensora de uma concepção politécnica que dialoga com as circunstâncias societárias atuais e, deixando explícita a sua concepção de mundo, compreende que o trabalhador se educa no conflito e na contradição, e que a aquisição, pela classe trabalhadora, dos saberes elaborados pela humanidade serve de instrumento para a luta contra a divisão social do trabalho e a dominação.

Trata-se, assim, de defender que a todo trabalhador deve ser garantida a Educação Básica, como essência para um processo de formação dos profissionais de nível médio e fundamental que os possibilite tornar-se dirigentes.

Projeto Político Pedagógico na íntegra