Curso de Especialização Técnica

Especialização Técnica de Nível Médio em Rede de Frio de Imunobiológicos

Objetivos: 

Formar profissionais para atuar na rede de frio, em todos os procedimentos que envolvem a conservação, manutenção e distribuição dos imunobiológicos de forma a atuarem de forma crítica e reflexiva em todos os procedimentos da cadeia de frio, desde a produção até a distribuição. Possibilitar a aquisição de conhecimentos para desenvolver a capacidade de análise e intervenção nos procedimentos relacionados à rede de frio.

Descrição: 

Adotar-se-a uma abordagem baseada na formulação de problemas. A adoção da organização curricular proposta e da metodologia, permitirão usar como base para a construção do conhecimento almejado, o processo de trabalho do aluno, resultando em permanente articulação entre teoria e pratica. A organização de curso prevê além das atividades teóricas, atividades práticas sob a forma de trabalho de campo, seminários temáticos e visitas técnicas a instituições envolvidas com o imunobiológicos e/ou rede frio, de modo a estabelecer relação entre o processo de ensino e aprendizagem e o processo de trabalho. Perfil profissional de conclusão O aluno egresso do Curso de Especialização Técnica em Rede de Frio de Imunobiológicos será capaz de atuar como trabalhador especializado em toda a cadeia de frio, exercendo controle e monitoramento das ações que envolvem a conservação, manipulação e distribuição dos imunobiologicos, desde a instância central até o nível local.

Carga Horária: 
300 horas
Titulação: 

Será conferido o certificado de Especialista Técnico em Rede de Frio de Imunobiológicos aos alunos que apresentarem 75% de freqüência e média 6,0.

Coordenadores: 

Gladys Miyashiro Miyashiro
Ieda da Costa Barbosa
Marileide do Nascimento Silva

Disciplinas: 

Agravos à Saúde
Análise da Situação de Saúde
Aquisição e Produção das Vacinas
Cadeia de Frio
Calendário Vacinal 1
Calendário Vacinal 2
Conceitos Básicos
Conceitos Básicos em Imunização
DT, DNT x Doenças Imunopreviníveis
Epidemiologia e Raciocínio Epidemiológico
Fatores de Risco
História da Saúde Pública
História das Vacinas
Imunidade
Indicadores de Saúde
Insumos Trabalhados pelo PNI
Medidas Preventivas e de Controle
Modelos Explicativos
O Produto Imunobiológico
O SUS - Modelos Assistenciais e a Vigilância em Saúde
Plano Nacional de Imunização
Processo de Trabalho na Rede de Frio
Processo do Trabalho em Saúde
Processo Saúde-Doença
Sistema de Informação ou Comunicação e Sistema de Informação
Sistemas de Refrigeração
Território
Vacinas Disponíveis pelo PNI e Garantia de Qualidade
Vigilância em Saúde

Público-Alvo: 

Jovens e trabalhadores com Ensino Médio concluído e que pretendam atuar na área de vigilância em saúde, preferencialmente no serviço de munização, especificamente nas centrais de armazenamento de imunobiológicos, em nível municipal, estadual/ regional ou federal.