Curso de Especialização Técnica

Especialização Técnica de Nível Médio em Vigilância à Saúde do Trabalhador

Objetivos: 

Contribuir com conhecimentos teórico-práticos que permitam aos alunos/trabalhadores um olhar diferenciado do mundo do trabalho e da sociedade capitalista, contemplando questões éticas, políticas, legais, tecnológicas, visando à crítica e à reflexão.

Descrição: 

O curso desenvolve-se por meio de encontros compostos de informações teórico-práticos que visam trabalhar as identificações e transformações do processo laboral sobre a saúde dos trabalhadores na sociedade contemporânea, além de enfatizar questões históricas e de concepção da saúde pública. Enfocam-se os principais arcabouços legais que regem o mundo do trabalho e discute-se a processualidade do trabalho sob a ótica do mundo capitalista, da exploração do ser humano e do meio e das identidades profissionais. Por outro lado, oportunizamos o reconhecimento das práticas nos serviços de saúde, quando realizamos visitas técnicas, trabalho de campo, pesquisa nas instituições onde os alunos/trabalhadores estão inseridos e estudo dirigido, tudo isso constituindo-se como a prática profissional.

Carga Horária: 
300 horas
Titulação: 

Será conferido o certificado de Especialista Técnico em Vigilância à Saúde do Trabalhador aos alunos que apresentarem 75% de freqüência e média 6,0.

Coordenadores: 

Ieda da Costa Barbosa
Marta Gomes da Fonseca Ribeiro

Público-Alvo: 

Profissionais que tenham concluído o Ensino Médio e que estejam vinculados, prioritariamente, ao Sistema Único de Saúde que tenham interesse na temática da Vigilância em Saúde do Trabalhador.