Curso de Especialização Técnica

Especialização Técnica de Nível Médio em Vigilância Epidemiológica

Objetivos: 

Capacitar trabalhadores de Nível Médio do SUS para o desempenho de atividades na área de Vigilância Epidemiológica; reconstruir os conhecimentos dos alunos na área a partir da análise do processo de trabalho nas unidades de Saúde; possibilitar ao aluno a reflexão sobre os diferentes modelos de atenção, destacando a Vigilância à Saúde como uma prática interdisciplinar e intersetorial, como base na abordagem território/população.

Descrição: 

Com sessões teóricas e práticas o curso está organizado em módulos, sendo a parte prática realizada concomitantemente às sessões teóricas visando à relação entre o ensino e os serviços. Os módulos foram elaborados para possibilitar a compreensão dos princípios básicos da Vigilância Epidemiológica, da organização do Sistema de Vigilância e dos principais fatores de mudança nos padrões epidemiológicos e demográficos brasileiro, favorecendo a compreensão, por parte do aluno, da necessidade de trabalhar a vigilância de maneira mais abrangente, tendo como referencial os grupos populacionais e as situações de saúde do território. Os módulos objetivam também um domínio das ferramentas básicas de construção dos principais indicadores utilizados em epidemiologia.

Carga Horária: 
300 horas
Titulação: 

Será concedido certificado de Especialista Técnico em Vigilância Epidemiológica aos alunos que apresentarem 75% de freqüência e média 6,0.

Coordenadores: 

Gladys Miyashiro Miyashiro
Ieda da Costa Barbosa
José Paulo Vicente da Silva

Público-Alvo: 

Profissionais de nível médio que atuam no sistema de Vigilância Epidemiológica ou áreas afins.