Curso de Formação Inicial e Continuada

Atualização Profissional em Atenção ao Uso Prejudicial de Álcool e outras Drogas

Objetivos: 

Proporcionar aos alunos uma compreensão crítica e ampla do fenômeno do uso prejudicial de álcool e outras drogas, preparando-os para atuar de forma integrada e articulada no campo da intersetorialidade e no território.

 

 

Descrição: 

O curso abordará temas sobre história, políticas públicas, reformas sanitária e psiquiátrica, direitos humanos, violência, proibicionismo e legislações nacional e internacional sobre drogas. Discutirá a conceituação das principais substâncias psicoativas, a abordagem crítica do seu uso e os modelos de atenção ao uso prejudicial de álcool e outras drogas. As temáticas sobre intersetorialidade e território são os eixos transversais do conteúdo programático.

Carga Horária: 
128 horas
Número de Vagas: 
35
Titulação: 

Será conferido certificado de conclusão do curso de Atualização Profissional em Atenção ao uso prejudicial de Álcool e outras Drogas aos alunos que obtiverem 75% de freqüência, conforme estabelecido no regulamento do curso e média 6,0 de aproveitamento durante o curso.

Coordenadores: 

Marco Aurélio Soares Jorge;
Marise Ramoa;
Pilar Belmonte

 

Público-Alvo: 

Preferencialmente para profissionais de saúde, assistência social, educação, justiça e segurança que atuam em instituições da rede intersetorial.