Curso de Formação Inicial e Continuada

Atualização Profissional no uso da Classificação Internacional de Doenças - CID-10

Objetivos: 

Habilitar os profissionais de saúde no uso da CID-10 para utilização em Morbidade e Mortalidade, visando a melhoria dos Sistemas de Informações em Saúde, entendidos como estratégicos para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Descrição: 

O curso inclui o desenvolvimento histórico da Classificação Internacional de Doenças (CID), a estrutura básica da CID e as convenções, problemas especiais de classificação e codificação em morbidade e mortalidade. A CID é um instrumento para uso na estatística e nos sistemas de informações em saúde - padronização. O conteúdo do curso é desenvolvido de acordo com o seguinte programa: Importância da CID no Sistema de Informações em Saúde (SIS); Legislação – Lei Orgânica (Normas Técnicas/SUS; funções e atribuições do Nível Municipal, Estadual e Federal).
Apresentação e descrição da CID-10: Revisão do Estudo dos 21 capítulos da CID e das regras e disposição para classificação e codificação morbidade e mortalidade; apresentação estatística comparação internacional e outros níveis. Orientação do uso de dados em tabelas. Processamento de dados; conceitos e definições relacionados à saúde. Procedimentos em medicina.

Carga Horária: 
48 horas
Número de Vagas: 
25
Titulação: 

Será conferido o certificado de conclusão aos que concluírem com êxito a totalidade do curso, apresentando uma frequência igual ou superior a 75% da carga horária prevista e obtendo conceito final de conclusão de curso igual ou superior a seis.

Coordenadores: 

Nair Navarro de Miranda

Público-Alvo: 

Destina-se a profissionais de nível médio e/ou superior, lotados no nível central dos órgãos de saúde e nos serviços de Arquivo de Prontuários e Estatística das Unidades Públicas e Contratadas (Privadas e Filantrópicas) do Sistema Único de Saúde (SUS), e que domine o udo da CID-10 ou que esteja ou tenha trabalhado ou trabalhe com Classificação e Codificação de doenças em morbidade ou mortalidade.