Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Curso de Formação Inicial e Continuada

Atualização Profissional para Formadores de Cuidadores de Pessoa Idosa

Objetivos: 

Fomentar o desenvolvimento de respostas de curto e médio prazo para o cuidado domiciliar e comunitário de pessoas idosas, através de estratégias voltadas para a ampliação da disseminação de informações, orientações, acolhimento e oportunidades de acesso à qualificação profissional.

Descrição: 

O Curso de Atualização para Formadores de Cuidadores de Pessoas idosas será realizado com base na educação popular em saúde (EPS). A EPS parte do pressuposto de que nos territórios há saberes, construídos na história de vida, na prática social e cultural, que lhes servem de ponto de partida para buscar solução dos problemas de saúde que lá existem. Neste sentido, a educação popular em saúde vem constituindo um campo estratégico para a atuação dos que trabalham junto à população, cuja finalidade é inserir na sua prática cotidiana um espaço de reflexão da sua ação (Travassos, 2016).

Carga Horária: 
102 horas
Número de Vagas: 
35 vagas
Titulação: 

Será conferido certificado aos alunos que obtiverem média final igual ou maior que 6,0 (seis), e que alcançarem um mínimo de 75% de frequência no estágio. A certificação será de curso de Atualização Profissional para Formadores de Cuidadores de Pessoa Idosa.

Coordenadores: 

Daniel Groisman (EPSJV/Fiocruz)
Ronaldo Travassos (EPSJV/Fiocruz)

Disciplinas: 

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Módulo 1 – Quem são as pessoas cuidadoras? – 15 horas

Módulo 2 – O que é o trabalho de cuidado? – 12 horas 

Módulo 3 – Existem direitos e políticas para o cuidado? – 6 horas

Módulo 4 – O Cuidado no contexto pós-pandêmico -12 horas

Módulo 5 – Ética nas relações de cuidado – 9 horas

Módulo 6 – Estratégias para a educação popular para pessoas cuidadoras – 22 horas

Módulo 7- Elaboração de projetos de ação na comunidade – 24 horas

 

Público-Alvo: 

Trabalhadores dos serviços públicos, como por exemplo, da atenção primária em saúde, não excluindo a intersetorialidade, atores de organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias, pessoas inseridas em instituições de ensino e outros, com potencial de multiplicação dos conhecimentos adquiridos em ações voltadas para pessoas cuidadoras. É necessário possuir o ensino médio completo, para participar do curso.