Curso de Formação Inicial e Continuada

Qualificação Profissional Básica em Vigilância em Saúde

Objetivos: 

Formar profissionais das secretarias de saúde estaduais e municipais e da Fundação Nacional de Saúde envolvidos com operações de campo, com vistas a mudanças do perfil e do processo de trabalho, ampliando a sua área de atuação.

Descrição: 

Tem como eixo de referência o conceito de vigilância em saúde, entendendo-o como um constructo reorientador dos modelos de atenção do SUS, e o contexto de municipalização desse conceito – especificamente naquilo que o traduz em informação / decisão / ação sobre o território, as quais vão redefinir o papel, as competências e as funções desses profissionais. Está estruturado em três Unidades de Aprendizagem e sete módulos temáticos com um trabalho de campo.

Carga Horária: 
400 horas
Titulação: 

Será conferido certificado de Qualificação Profissional Básica em Vigilância em Saúde aos alunos que apresentarem 75% de freqüência e média 6,0.

Coordenadores: 

Ieda da Costa Barbosa

Público-Alvo: 

Trabalhadores de nível médio do Sistema Único de Saúde – das instâncias federal, estaduais, e municipais – envolvidos com operações de campo no controle de doenças, epidemiologia e vigilância em saúde.