Curso de Formação Inicial e Continuada

Qualificação Profissional em Registros e Informações em Saúde

Objetivos: 

Qualificar os profissionais nas temáticas abrangendo a gestão de documentos em saúde e os sistemas de informações em saúde, visando o fortalecimento do SUS.

Descrição: 

O curso pretende propiciar uma melhor compreensão dos sistemas de informação em saúde e da gestão de documentos no Sistema Único de Saúde (SUS), incorporando, não só, conteúdos relativos às ferramentas de análise e apresentação de dados, mas, também, ao contexto político em que estão inseridas essas atividades, às relações e condições de trabalho que se estabelecem nesses serviços a fim de garantir informações fidedignas para as ações de saúde, observando as questões éticas e legais. Dessa forma, o curso está estruturado em cinco Eixos Temáticos: 1. Introdução às Políticas Públicas de Saúde no Brasil; 2. Fundamentos em Trabalho, Educação e Saúde; 3. Análise da Situação de Saúde; 4. Sistemas de Informações em Saúde; e 5. Organização do Processo de Trabalho em Registros e Informações em Saúde.

Carga Horária: 
280 horas
Número de Vagas: 
35
Titulação: 

Certificado de qualificação profissional técnica em Registros e Informações em Saúde, para o aluno que obtiver frequência mínima de 75% das aulas e média 6,0 nas avaliações do Curso. Aos detentores de diploma de curso técnico será conferido certificado de qualificação profissional técnica.

Coordenadores: 

Fernanda do Nascimento Martins 

Martha Peçanha Sharapin

Sergio Munck Machado

 

Público-Alvo: 

Profissionais da área de Saúde desenvolvendo atividades relacionadas aos registros e informações em saúde, ou cujas atividades estejam vinculadas à produção, planejamento, gestão e avaliação de sistemas e serviços de saúde. Poderão participar também candidatos que tenham interesse em atuar na área.