Curso de Formação Inicial e Continuada

Qualificação Profissional em Vigilância em Saúde Ambiental para Bacias Hidrográficas

Objetivos: 

Proporcionar aos agentes locais de vigilância em saúde capacitação para o domínio de conhecimentos formais e técnicos relacionados às práticas da vigilância ambiental em saúde, bem como buscar a sua atuação como interlocutores-cidadãos no debate acerca do gerenciamento e monitoramento de bacias hidrográficas.

Descrição: 

O curso está estruturado em duas partes: a primeira, com conteúdos básicos do campo da Vigilância em Saúde, está configurada em 3 Unidades de Aprendizagem, distribuídas em 7 módulos, perfazendo um total de 10 aulas presenciais. Nessas aulas pretende-se realizar seminários de síntese, cujo escopo é o de fazer uma releitura sobre o significado dos conteúdos teórico-práticos, desenvolvidos pelo livro-texto e pelo caderno de atividades de campo, propiciando a troca de experiências e a resolução de questões pendentes. A segunda organiza-se a partir dos conteúdos necessários para a compreensão teórico-prática da estrutura operacional da Vigilância Ambiental em Saúde. Está configurada em 2 Unidades de Aprendizagem e em 4 módulos, num total de 7 aulas de síntese e de atividades de campo.

Carga Horária: 
315 horas
Titulação: 

Será conferido certificado de Especialista Técnico em Vigilância em Saúde Ambiental para Bacias Hidrográficas aos alunos que apresentarem 75% de freqüência e média 6,0.

Coordenadores: 

Maurício Monken

Público-Alvo: 

Agentes locais das Secretarias de Saúde (área da vigilância em saúde), Educação, Meio Ambiente, Planejamento, Obras do município de Magé-RJ e da sociedade civil organizada – Associações de Moradores e Organizações Não-governamentais locais.