Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Alunos expõem trabalhos sobre Manutenção de Equipamentos Médico-Hospitalares


Foto: Ana Lúcia Pinto
foto: Ana Lúcia Pinto

Alunos do curso de Desenvolvimento Profissional em Manutenção de Equipamentos Médico-Hospitalares, coordenado pelo engenheiro Francisco de Paula Bueno, voltado para qualificação profissional, encerraram as aulas, no dia 7 de novembro, na EPSJV, com apresentação de trabalhos de pesquisa de campo nos temas: 'Sistemas prediais hospitalares', 'Gasoterapia' e 'A importância do desenvolvimento da cidadania no mundo tecnológico'.

No início do curso, a turma foi dividida em três grupos, que vieram pesquisando os temas apresentados ao final do período. Este trabalho foi elaborado pelos professores Irai Borges e Sarita Lopes, do Laboratório de Manutenção de Equipamentos de Saúde (Labman).

Diante da banca examinadora e dos demais professores que compõe o corpo docente, os alunos apresentaram os resultados realizados em suas pesquisas de campo. A dedicação e o empenho de cada aluno pôde ser observado de perto pela professora Kátia Butter (instrutora do Labman), que ao longo do curso, acompanhou os estudantes, de acordo como tema abordado, e foi quem desenvolveu a metodologia e orientou os alunos a aplicarem na pesquisa e na apresentação.

'Com a experiência de poder ver como funciona na prática tudo o que foi pesquisado, o aluno consegue assimilar com mais clareza, e dessa forma ter maior segurança na hora da apresentação do trabalho', explica Kátia Butter.

O primeiro grupo falou sobre 'Sistemas prediais hospitalares', matéria regida pela professora Helena Rodrigues, em que se desenvolveu o tema 'Aquecimento de água por energia solar', e mostrou as vantagens e desvantagens de sua utilização, pois apesar de ser um sistema de energia limpa e um recurso natural do qual o Brasil dispõe durante a maior parte do ano, é necessário investir em produção de larga escala e divulgação.

Já o segundo grupo explicou o que consiste a 'Gasoterapia', disciplina lecionada pelo professor Alexandre Moreno, que é um procedimento terapêutico no qual são utilizados gases medicinais em áreas hospitalares como enfermaria, CTI, Centro Cirúrgico, e outros. No encerramento, o último grupo expôs o tema 'A importância do desenvolvimento da cidadania no mundo tecnológico'.

Segundo os professores Irai Borges e Sarita Lopes, facilitadores da disciplina, o curso busca acompanhar o viés da Escola, visando o equilíbrio entre tecnologia e humanização, abordando para reflexão temas como cidadania, trabalho e globalização. 'Mesmo os que ainda não trabalham na área, ao término do curso, encontram-se mais preparados para inserção no mundo do trabalho', complementam os professores.