Nota ao Conselho Deliberativo da Fiocruz

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio apoia a campanha dos aprovados no Concurso Público FIOCRUZ de 2016 pela convocação imediata para fortalecer a FIOCRUZ e o SUS.

Em meio à atual pandemia, está ocorrendo a luta pela urgente convocação dos 360 aprovados do concurso de 2016 da Fiocruz (excedentes dos cargos de Assistente Técnico; Técnico em Saúde Pública; Pesquisador em Saúde Pública; e Especialista).

As diferentes formações desses aprovados podem contribuir para essa instituição tão estratégica na linha de frente contra a pandemia e os diversos enfrentamentos em saúde que ela se destaca no cenário nacional.

O movimento está buscando e tendo diferentes CONTRIBUIÇÕES de parlamentares, comissão externa parlamentar do Covid-19, Asfoc e até mesmo do MPF que move uma Ação Civil Pública (ACP) também pedindo a convocação de todos os aprovados.

Essa ACP teve início antes de findar o prazo do concurso, o que respalda a urgente convocação, pautada na ação pela apresentação de vacância, orçamento e outros fatores.
Além da ACP do MPF, o atual estado de calamidade confere também excepcionalidade de contratações, o que tem sido utilizado por outras instituições para convocar aprovados em concursos, como é o caso da Polícia Federal e a Caixa Econômica Federal (concurso de 2014).

A divulgação do movimento e adesão à causa é uma importante ação estratégica para não perder essa força de trabalho que poderia mitigar o impacto da crescente vacância de cargos devido às aposentadorias e contribuir na luta contra a pandemia e outros desafios da saúde enfrentados pela instituição. A comunidade Fiocruz como um todo precisa ajudar na visibilidade e ampliação desse movimento. O conhecimento e adesão por parte dos trabalhadores da FIOCRUZ é fundamental para fortalecer a solicitação desta convocação.

Essa luta precisa ser de todos os trabalhadores da Fiocruz, que poderão contar com esses profissionais na missão de ser FIOCRUZ.

O cenário político do país é complexo, mas o enfrentamento da pandemia também, e se outras instituições estão conseguindo convocar seus aprovados em números expressivos, a FIOCRUZ, instituição tão estratégica nesse momento, não poderia perder esses trabalhadores.

No meio de grandes adversidades é possível conseguir as maiores vitórias!

 

Rio de Janeiro, 26 de maio de 2020.

Conselho Deliberativo da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio