Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

A trajetória da saúde pública no Brasil em exposição na Fiocruz

Mostra irá percorrer as Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde. Na EPSJV, a exposição será inaugurada em 16 de março
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 16/02/2011 09h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


 Inaugurada nesta semana na Fundação Oswaldo Cruz, a exposição ‘Na corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história’ conta em imagens a trajetória da saúde pública no Brasil. A mostra pode ser visitada no Centro de Recepção do Museu da Vida até o dia 14 de março, das 8h às 17h. A partir do dia 16 de março, a exposição estará na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV).



A mostra é formada por 12 painéis, que trazem um resumo de cada capítulo do livro ‘Na corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história’, além de imagens sobre o tema. “A ideia é mostrar como a saúde, longe de se constituir como área de atuação exclusiva da medicina ou da biologia, está intimamente relacionada às esferas da política, da economia e da cultura, influenciando, e sendo influenciada, por elas. A saúde é uma chave importante para a compreensão da história”, explica Carlos Fidelis Ponte, um dos curadores da exposição, juntamente com Luis Octavio Gomes de Souza. A exposição é parte de um projeto mais amplo, que envolve também um livro e um DVD, desenvolvido a partir de uma parceria entre a EPSJV e a Casa de Oswaldo Cruz (COC), coordenada por duas estações de trabalho da Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde – Observatório dos Técnicos em Saúde (EPSJV) e Observatório História e Saúde (COC).



 A mostra, que tem ainda um mapa das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS), foi criada para percorrer os centros de formação em saúde e também tem como objetivo chamar a atenção para a importância dessas instituições. “A ideia é contribuir para que a formação dos técnicos em saúde permita aliar o domínio técnico à capacidade de agir politicamente na defesa do patrimônio público e da cidadania”, diz Carlos.



O projeto, que foi financiado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), busca aproxima as áreas da história e da saúde. É formado pelo livro ‘Na corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história’, organizado por Carlos Fidelis Ponte (COC) e Ialê Falleiros (EPSJV); a publicação ‘Cantos, contos e imagens: puxando mais uns fios nessa história’, organizada pelos professores da EPSJV, José Roberto Reis e Muza Clara Velasques; o vídeo-documentário ‘Trabalho e formação profissional em saúde na Corda Bamba de Sombrinha’, dirigido por Ialê Falleiros e Júlio César França Lima (EPSJV), além de um site, que deverá ser lançado em 2011, com todo o conteúdo do projeto.





Leia mais:



A saúde no fio da história