Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Alunos da EPSJV são selecionados para participar de programa do Unicef e PNUD

Participando do ‘Chama na solução’, o projeto de Vitória e Tiago vai discutir a falta de apoio aos jovens que querem empreender no país
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 31/01/2020 11h32 - Atualizado em 01/07/2022 09h43

Entre mais de 70 ideias inspiradoras no Brasil, o projeto de dois alunos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) foi selecionado entre os dez melhores para participar do programa ‘Chama na solução’. Trata-se de uma parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para apoiar projetos de impacto social criados por adolescentes. Com isso, Vitória Rodrigues e Tiago Lopes, respectivamente do 2º e 3º ano do ensino médio da habilitação de Gerência em Saúde, irão passar três dias em São Paulo, em fevereiro. Lá, eles passarão por um processo de reflexão sobre os problemas nesse cenário para criarem juntos soluções.

A proposta deles, que contou com mais dois amigos de fora da EPSJV, tem relação com o conceito de ‘empregabilidade’. Além desse, eles poderiam escolher ainda algo relacionado à educação ou ao engajamento cidadão. O grupo decidiu falar sobre a falta de apoio que os jovens têm para empreender no país.

Segundo Vitória, a juventude é um dos extratos populacionais mais afetados pelo desemprego no país. “Faltam oportunidades para a juventude obter conhecimentos, investimentos e assistência técnica para empreender por um propósito autêntico”, diz. E destaca: “Muitos jovens não possuem experiência, não têm formação e boa parte deles está em situação de vulnerabilidade social”. O objetivo do grupo, continua Vitória, é “proporcionar que jovens, principalmente os que estão em situações de vulnerabilidade social, tenham a chance de empreender de forma sustentável, cumprindo alguns dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU" e "fortalecer o protagonismo juvenil no campo dos negócios”.

Ao fim do processo, eles terão ainda a possibilidade de participar na etapa de seleção global, que acontece em junho. Os projetos serão analisados por uma equipe de especialistas de várias partes do mundo para concorrer a um investimento de até 20 mil dólares.