Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Comitês Executivo e Consultivo da Biblioteca Virtual em Saúde se reúnem na EPSJV

Encontro também contou com treinamento sobre as bases de dados da BVS
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 14/11/2013 09h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47

Bibliotecários e gestores de 16 Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) participaram nesta semana da III Reunião dos Comitês Consultivo e Executivo da Biblioteca Virtual da Educação Profissional em Saúde, realizada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV).



Na mesa de abertura do evento, Luciana Danielli, coordenadora da BVS Fiocruz, lembrou que a BVS-EPS faz parte da BVS Fiocruz como uma estratégia de informação em Educação Profissional em Saúde. Para Joanita Barros, da Bireme, o grande desafio é melhorar o acesso à informação científica e o trabalho em rede. Também participaram da mesa de abertura do evento, a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional da EPSJV, Marcela Pronko, e a coordenadora da BVS-EPS, Cristiane Andrade.



Após a abertura, foi realizada a mesa-redonda ‘A educação profissional em saúde em discussão’. O debate contou com a participação de Cristiane Andrade, que falou sobre o funcionamento da biblioteca virtual. A BVS-EPS , da qual a EPSJV é Secretaria Executiva, foi criada em 2006 para fortalecer o campo da Educação Profissional em Saúde e as ETSUS, buscando levar conhecimento de qualidade para os profissionais de saúde. O Comitê Consultivo da BVS é formado por representantes de instituições relevantes no tema da Educação Profissional em Saúde. Esse grupo é responsável por tomar decisões, definir prioridades, coordenar o trabalho e aprovar o plano de trabalho da BVS-EPS. O Comitê Executivo é formado por bibliotecários e profissionais de informática das instituições do Comitê Consultivo. O Comitê Executivo tem como função operar as fontes de informação a partir da metodologia BVS e atualizar o conteúdo da biblioteca. A BVS-EPS trabalha com quatro áreas temáticas: Trabalho e Educação; Educação e Saúde; Gestão em Saúde; e Trabalho e Saúde.



RET-SUS



Jéssica Santos, que faz parte do Comitê Consultivo da BVS-EPS e é jornalista da Secretaria Executiva de Comunicação da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) , fez uma apresentação sobre a Rede.  A RET-SUS foi criada em novembro de 2000 como um espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as ETSUS para fortalecer as instituições. A RET-SUS é formada por 36 escolas e centros formadores, que oferecem formação para trabalhadores de nível médio. A EPSJV é Secretaria Executiva de Comunicação da RET-SUS e concentra todas as ações de comunicação da Rede.



Redes



Nilda Alves, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), fez uma apresentação sobre ‘As múltiplas redes educativas que formamos e que nos formam’. A professora usou várias imagens para mostrar que existem diferentes tipos de docentes e de formas de educação. “Essas diferenças se devem a diferentes redes educativas que formamos e nas quais somos formados. Essas redes formam o que eu chamo de “práticasteorias”, que podem ser da formação acadêmica, das políticas de governo, das pesquisas em educação, entre outras práticas”, disse Nilda, acrescentando que só pesquisando as relações entre as diferentes redes educativas podemos compreender como se dá a formação de um profissional, podendo, assim, propor cursos de formação que possam compreender as múltiplas influências de uma rede sobre as outras.



Emprego



O secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, Silvani Alves Pereira, falou sobre ‘Formação e Mercado de Trabalho na área da Saúde’ . De acordo com os dados apresentados por ele, 25% dos novos postos de trabalho de nível técnico são na área da Saúde. “Os vínculos de trabalho na área da saúde crescem a cada ano, mas há uma concentração de profissionais nas regiões Sul, Sudeste e alguns estados do Nordeste e Centro-oeste. Nas outras regiões, há uma carência de profissionais”, destacou Silvani, acrescentando ainda que a área de Educação Profissional em Saúde tem alguns desafios a enfrentar, como o cuidado com os idosos e os pacientes crônicos, o trabalho em rede e em equipes multidisciplinares, o cuidado domiciliar, a humanização do cuidado e a saúde na escola, entre outros.



Treinamento



Ainda no primeiro dia do evento, foi realizado o encontro dos comitês Executivo e Consultivo da BVS-EPS para definir a matriz de responsabilidades da BVS-EPS.



Nos dias 12 e 13 de novembro, os bibliotecários participaram de treinamentos nas bases de dados usadas pela BVS-EPS.