Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Determinação Social da Saúde é o tema da aula inaugural da EPSJV

Abertura do ano letivo 2015 será no dia 26 de março, com o professor Francisco Lana, da UFMG
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 10/03/2015 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

“Determinação Social da Saúde: novos caminhos da saúde pública e a responsabilidade das instituições de ensino” é o tema da aula inaugural 2015 da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), que será apresentada por Francisco Carlos Félix Lana, professor da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento acontece no dia 26 de março, às 13h30, no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo.

Segundo Francisco Lana, a forma como as desigualdades sociais influenciam na ocorrência de doenças em determinados grupos sociais é um dos desafios para o entendimento do processo saúde-doença. As diferentes abordagens conceituais, metodológicas e técnicas sobre a relação entre as desigualdades sociais e a saúde serão apresentadas pelo professor durante a abertura do ano letivo da EPSJV.

Para Lana, o estudo das condições de vida (ou desigualdades sociais) de determinados grupos deve levar em conta não só a distribuição de renda e o poder aquisitivo na esfera do consumo individual, mas também certas ações estatais, entre elas a formulação de políticas sociais que buscam garantir o atendimento de necessidades básicas, como saúde, saneamento, educação, nutrição, segurança e lazer. De acordo com ele, o perfil epidemiológico da população de um país ou o seu quadro sanitário está associado, em última análise, ao seu grau de desenvolvimento socioeconômico e, por conseguinte, ao desenvolvimento das políticas sociais, especialmente as de saúde.

Francisco Lana desenvolve trabalhos dentro da linha de pesquisa "Promoção, Prevenção e Controle de Agravos à Saúde", com ênfase na abordagem de políticas e programas de saúde, epidemiologia, vigilância à saúde e organização de serviços dirigidos às doenças crônicas não transmissíveis, infecciosas e parasitárias, com ênfase em hanseníase. O professor também é coordenador do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFMG e coordenador da Biblioteca Virtual em Saúde Enfermagem Brasil (BVS Enfermagem) e da BVS Enfermería Internacional.