Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Educação profissional nos 20 anos do SUS

Evento em comemoração ao aniversário do Sistema de Saúde lança livro com coletânea de artigos dos palestrantes
Cátia Guimarães - EPSJV/Fiocruz | 01/09/2008 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Para comemorar os 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e discutir suas contradições e desafios, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) promoveu, entre os dias 9 e 11 de setembro deste ano, o Seminário de Trabalho ‘Estado, sociedade e formação profissional’.





O evento foi organizado a partir de cinco eixos temáticos. Sonia Fleury, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas, e Emir Sader, diretor do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ, abriram o encontro, falando sobre ‘Estado, políticas sociais e saúde’. No período da tarde, Jairnilson Paim, professor da Universidade Federal da Bahia, e Ligia Bahia, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Cebes, discutiram ‘Saúde e Sociedade’. Na manhã do segundo dia, Virgínia Fontes, professora da Universidade Federal Fluminense e da EPSJV, e Nelson dos Santos, professor da Unicamp, trataram do tema ‘Democracia, participação e gestão em saúde’. Sergio Lessa, professor da Universidade Federal de Alagoas, e Ruben Mattos, professor do Instituto de Medicina Social da UERJ, discutiram ‘Trabalho e Trabalho em saúde’. Por fim, na manhã do terceiro dia, Lucia Neves e Isabel Brasil, ambas pesquisadoras da EPSJV, falaram sobre a ‘Relação Trabalho e Educação na Saúde’. Para fechar o evento, que se caracteriza como um seminário de trabalho, uma comissão vai sistematizou as discussões da plenária, organizando, como resultado, reflexões e propostas de princípios e diretrizes para uma educação profissional em saúde de caráter emancipatório.





Junto com o evento, foi lançado um livro com uma coletânea de artigos dos palestrantes sobre os temas que serão discutidos no Seminário.