Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV abre inscrições para Curso de Desenvolvimento Profissional em Educação Audiovisual

Formação inédita e gratuita tem o objetivo de capacitar e apresentar propostas da educação audiovisual a docentes da educação básica da rede pública
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 25/01/2022 14h16 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) está com inscrições abertas, até 17 de fevereiro, para o Curso de Desenvolvimento Profissional em Educação Audiovisual. A formação inédita e gratuita tem carga horária de 60h, de forma remota, de 14 de março a 23 de junho. Ao todo, serão 75 vagas, destinadas a professores dos segmentos da educação básica da rede pública, que tenham alguma experiência com o audiovisual na educação. "Nossa ideia é apresentar uma educação audiovisual como formação cultural, política e pedagógica. Em tempos de pandemia, o audiovisual se tornou uma forma de mediação das relações sociais e, assim, a escola precisa entender e problematizar esse uso”, destaca o professor-pesquisador da EPSJV, Gregório Albuquerque, que coordena do curso.

O processo de seleção ocorrerá em duas etapas. A primeira consiste em um questionário no qual o professor responderá sobre suas informações pessoais e sobre cinco estudos de casos, como propostas de reações sobre determinados acontecimentos em sala de aula e cineclubes. A segunda etapa será a análise de uma carta de intenção.

O curso está dividido em quatro eixos. São eles: “Cineclube”, com exibição de filmes e debates; “Imagem contemporânea”, que apresenta a discussão do lugar e papel da imagem na sociedade contemporânea; “História do cinema (vanguardas)”, como forma de apresentar e contextualizar na história o lugar da imagem e do audiovisual, assim como a quebra da racionalidade com algumas vanguardas; e, “Demonstração da metodologia da produção audiovisual”, no qual será feito um exercício de produção com os docentes para que adquiram experiência para passar aos alunos.

Ao final da formação, Gregório afirma que é esperado que o professor tenha capacidade de compreender a potencialidade do audiovisual na educação e como produtor de conhecimento e formação humana, além de desenvolver a educação audiovisual como princípio educativo, sendo possível desenvolver em qualquer espaço escolar, adaptando-se a necessidade do contexto.

Mais informações sobre o curso e inscrições em https://www.epsjv.fiocruz.br/cursos/formacao-inicial-e-continuada/desenv...