Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV abre novas inscrições para Curso de Formadores de Cuidadores de Pessoa Idosa

As inscrições estão abertas para trabalhadores da saúde, lideranças comunitárias e demais interessados da região metropolitana do Maranhão. As turmas de Maceió (AL) e Palmas (TO) também estão com inscrições abertas
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 23/11/2021 09h50 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) abre hoje (23/11) as inscrições para o Curso de Atualização Profissional para Formadores de Cuidadores de Pessoa Idosa para residentes dos municípios de Alcântara, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís, no estado do Maranhão. Na semana passada, já haviam sido abertas as inscrições para pessoas de Maceió (AL) e Palmas (TO), com atuação junto à população idosa, tendo o ensino fundamental como exigência mínima. Inédito no Brasil e realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão e do Estado do Tocantins e das secretarias municipais de saúde de Maceió (AL) e de Palmas (TO), o curso é um dos desdobramentos do projeto “O cuidado de idosos no pós-pandemia: a qualificação como estratégia para reduzir desigualdades”, vinculado ao edital Territórios Saudáveis e Sustentáveis, do Programa Inova, da Fiocruz. As inscrições para a turma do Maranhão vão até dia 8 de dezembro, enquanto as demais vão até 1º de dezembro.

Com objetivo de qualificar trabalhadores dos serviços de saúde, lideranças comunitárias e outros profissionais para que possam atuar como multiplicadores, desenvolvendo ações voltadas para as pessoas que cuidam de idosos, as turmas terão aulas, remotamente, de fevereiro a maio de 2022. Além disso, em algumas aulas, as turmas serão convidadas a assistir em um auditório, com o acompanhamento de tutores no local e a realização de tarefas em grupo. 

A seleção dos candidatos será feita localmente, por meio de processo seletivo simplificado através de chamada pública, por meio de análise de informações prestadas através de formulário online para inscrição, que coletará informações sobre o percurso profissional, quando aplicável, dos candidatos, motivação para fazer o curso e potencial para multiplicação dos conhecimentos adquiridos. É recomendável que os trabalhadores vinculados a serviços apresentem uma carta de liberação de suas chefias.

Cuidando de quem cuida

Dados da pesquisa “Cuida-Covid: Pesquisa nacional sobre as condições de trabalho e saúde das pessoas cuidadoras de idosos na pandemia” apontam que as pessoas idosas e, também, as cuidadoras de pessoas idosas, estão entre os grupos mais atingidos pela pandemia de Covid-19. “Antes da pandemia, a falta de suporte para o cuidado das pessoas idosas, principalmente nos âmbitos domiciliar e comunitário, já era uma questão. Após a pandemia, essa necessidade é urgentíssima”, ressalta o professor-pesquisador da EPSJV, Daniel Groisman, que coordena o curso com o também professor-pesquisador Ronaldo Travassos. 

Para Daniel, o país vive uma situação em que o número de pessoas que necessita de cuidados aumenta, ao mesmo tempo em que a disponibilidade das famílias para fazê-lo se reduz. Justamente por isso é necessário, de acordo com ele, pensar em estratégias para apoiar o cuidado das pessoas idosas. “Pensar em formas de apoiar o cuidado de idosos no pós-pandemia é uma necessidade inadiável para fomentar uma cultura que reconheça o cuidado como um direito”, afirma o pesquisador.

Para participar da seleção no Maranhão, inscreva-se aqui.

Para participar da seleção em Maceió, inscreva-se aqui

Para participar da seleção em Palmas, inscreva-se aqui.