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EPSJV apresenta diretrizes e apontamentos para o Projeto Trabalho, Ciência e Cultura

Documento foi produzido depois da aplicação de um formulário on-line com os alunos do 4º ano do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde, que envolveu questões como prazos, defesas e RAIC
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 11/09/2020 09h30 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) apresentou diretrizes e apontamentos para o Projeto Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC)  durante a vigência da Educação Politécnica Remota Emergencial (EPRE). O documento foi feito depois da apli-cação de um formulário on-line com os alunos do 4º ano do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde (CTNMS) da EPSJV, que envolveu questões como prazos e membros da banca de defesa e datas e formatos para a Reunião Anual de Iniciação Científica, a RAIC. Ao todo, 57 dos 82 alunos inscritos no 4º ano (69,5%) responderam ao questionário, sendo 38,6% do curso técnico em Biotecnologia, 35,1% de Análises Clínicas e 26,3% de Gerência em Saúde. A reunião para definir os pontos de discussão contou com a coordenação do PTCC, que atualmente é composta pelos professores-pesquisadores Augusto Ferreira, Flávia Coelho, Fernanda Bottino e Letícia Batista, além da coordenadora geral do Ensino Técnico, Ingrid D’avilla e do vice-diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Sergio Ricardo de Oliveira.

Segundo Fernanda Bottino, a ideia de realizar o levantamento surgiu a partir das expectativas e receios apresentados pelos alunos nas reuniões realizadas com as turmas, durante a semana de planejamento das atividades remotas para a quarta série. “A intenção foi, justamente, a de escutar os estudantes para que pudéssemos adequar, de forma democrática e dentro das possibilidades legais da Escola, os prazos do PTCC e da RAIC a este momento de pandemia. Acredito que o processo se torna mais produtivo quando estudantes e trabalhadores caminham juntos, principalmente em momentos como o que estamos vivendo, no qual precisamos ter um olhar mais cuidadoso entre nós”, ressalta. A semana de planejamento da Educação Politécnica Remota Emergencial aconteceu de 17 a 24 de agosto, com o objetivo de sistematizar informações que subsidiem o planejamento do currículo emergencial do CTNMS da EPSJV no contexto da suspensão das atividades acadêmicas.

O levantamento

No questionário enviado aos alunos, a primeira pergunta foi: ‘Você está conseguindo desenvolver a sua monografia?’. Este questionamento foi realizado com o intuito de realizar um mapeamento interno da Coordenação do PTCC dos alunos que estejam enfrentando dificuldades e o contexto no qual estão inseridos. Em seguida, foi perguntado aos estudantes ‘Qual a sua opinião sobre a possibilidade da defesa da monografia acontecer com apenas dois membros na banca, sendo um deles o orientador?’. Do total, 78,6% dos alunos concordaram com a possibilidade de haver a presença de apenas dois membros na banca, sendo um deles o orientador, enquanto que 21,4% foram contrários. O posicionamento da Coordenação foi de manter a possibilidade de uma banca avaliadora para a defesa das monografias com dois membros na banca, sendo um deles o orientador. “Importante ressaltar que essa flexibilização não será em caráter obrigatório, ou seja, orientadores e alunos, que assim desejarem, poderão ter dois profissionais, somados ao orientador, compondo a banca de defesa. Este ponto de flexibilização foi sugerido uma vez que a redução no número de membros na banca possibilitaria um maior número de defesas ocorrendo mais perto do prazo final, sem a dependência de conseguir dois profissionais para a banca”, diz o documento.

A terceira questão foi sobre os prazos de defesa, que valeriam 10 até 31 de janeiro e 8 até o último dia antes do início do próximo ano letivo. Nessa parte, 56,6% dos alunos concordaram com o prazo proposto para a defesa, enquanto que 43,6% foram contrários. Destes, todos concordaram que a defesa deveria apresentar um prazo maior. Nesse contexto, a maioria dos que respondeu negativamente concordou que 31 de janeiro seria um prazo muito curto dada todas as limitações impostas pela pandemia. Além disso, um aluno lembrou que em janeiro serão realizadas as provas do Enem e outro ressaltou o fato de alguns estudantes estarem esperando o retorno das atividades presenciais para a realização da parte prática da monografia. Sendo assim, ficou definido que o prazo final para a defesa valendo 10 será até 31 de março de 2021, podendo haver prorrogação apenas para situações excepcionais. Já o prazo final para a qualificação (etapa esta em andamento) é até 31 de novembro de 2020, havendo a possibilidade de agendamento da sala de informática da Escola, com supervisão e seguindo as normas de biossegurança, para aqueles alunos que não possuírem acesso ao computador e/ou internet.

Por fim, a última questão do formulário discutiu qual o melhor formato para a realização da RAIC. Ao todo, 73,1% dos alunos optaram pela opção ‘envio de resumos’, 19,2% optaram por ‘apresentações virtuais em sessões temáticas’ e 7,7% optaram pela RAIC presencial (no retorno das atividades). O documento ressalta que a proposta de uma RAIC presencial não foi ofertada aos alunos neste questionário, entretanto, esta opção foi a única escolha dos alunos para a alternativa ‘outros’. No espaço para os comentários, a grande maioria dos alunos evidenciou o desejo de participação em uma RAIC presencial, seguindo todas as normas de biossegurança. A EPSJV informa que, a princípio, a RAIC será mantida de forma presencial em 2021, possivelmente em junho ou julho, como jornada científica com os alunos concluintes ou egressos de 2020, ficando esta data na dependência da definição do calendário escolar e da flexibilização das atividades presenciais.

PTCC

O PTCC é um componente curricular obrigatório do Ensino Médio Integrado em Saúde da EPSJV - que inclui as habilitações de Biotecnologia, Análises Clínicas e Gerência em Saúde -, cuja principal finalidade é utilizar a pesquisa como princípio educativo. De acordo com a coordenação do PTCC, a iniciação científica na Escola Politécnica ocorre de maneira transversal, ou seja, ao longo dos quatro anos de curso, e a Iniciação à Educação Politécnica em Saúde (IEP) é um dos instrumentos integradores entre pesquisa e ensino. A IEP, por sua vez, abrange os dois primeiros anos de formação dos estudantes.

A partir do terceiro ano dos cursos, os alunos do Ensino Médio, são apresentados à indissociabilidade entre a teoria e a prática da produção do conhecimento científico, na disciplina de Metodologia da Pesquisa, cujo produto final consolidado por eles é o pré-projeto de pesquisa para a monografia. Ao longo do último ano letivo de curso, os alunos contam com o apoio de um professor orientador para elaborar uma monografia que discorra sobre um tema de seu interesse.

Desde a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19, em 16 de março, os alunos do Ensino Médio podem optar por realizar as orientações e qualificações de forma on-line. Entretanto, a coordenação do PTCC esclarece que, a partir de outubro, os alunos que não possuírem acesso à internet, deverão entrar em contato com a coordenação para que seja realizado um agendamento para o uso individual do aluno na sala de informática da Escola, com supervisão de trabalhadores da Escola e seguindo as normas de biossegurança.