Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV conclui curso de Informações e Registros em Saúde na Atenção Primária

Formação foi realizada com ênfase no contexto da pandemia por Covid-19 para trabalhadores da saúde da região do Médio Paraíba fluminense
Redação EPSJV - EPSJV/Fiocruz | 18/08/2022 13h40 - Atualizado em 18/08/2022 13h57

Cerca de 25 trabalhadores da saúde, em sua maioria, da região do Médio Paraíba fluminense, concluíram, no dia 16 de agosto, o Curso de Atualização Profissional em Informações e Registros em Saúde na Atenção Primária à Saúde, com ênfase no contexto da pandemia por Covid-19. Promovido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e com a Secretaria Municipal de Saúde de Piraí, a formação é uma das atividades do projeto ‘O uso da informação em saúde como elemento estratégico para o enfrentamento à pandemia por Covid-19’, financiado por uma emenda parlamentar.  

Segundo a professora-pesquisadora da EPSJV, Bianca Leandro, que coordena o curso com as também professoras-pesquisadoras Ana Reis e Fernanda Martins, a formação reuniu trabalhadores dos municípios de Barra do Piraí, Cachoeiras de Macacu, Pinheiral, Piraí, Volta Redonda, Japeri, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, além de uma estudante de São Luís (MA). “Além de possibilitar a formação de diferentes trabalhadores do SUS em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro, o curso também se tornou um propulsor importante de articulações intra e interinstitucionais e na produção de conhecimento técnico científico sobre esse tema, fortalecendo a informação em saúde como um direito dentro do sistema de saúde”, destacou Bianca.

As aulas foram realizadas de forma semipresencial com a utilização da plataforma Zoom para as aulas síncronas, a utilização do Moodle para as atividades assíncronas e disponibilização do material pedagógico do curso, além de aulas presenciais realizadas uma vez por mês em Piraí.  “A coordenação do curso se apropriou de outras ferramentas para além das aulas expositivas. Foram criados recursos didáticos, como estudos de casos específicos para serem trabalhados nas aulas, assim como vídeos de animação e videoaulas disponíveis no Youtube da EPSJV”, contou Fernanda.

Além disso, Fernanda destacou outro diferencial do curso: a presença de tutores. “Além dos docentes, essa turma teve dois tutores no processo pedagógico, que auxiliaram os estudantes nas atividades transversais, durante as aulas e também nas reflexões sobre o seminário final”, afirmou.

Para a aluna Luana Lima, de Piraí, a metodologia de dinâmicas em grupo e plataforma online interativa ajudou no processo de aprendizagem. “A parte mais importante de todo esse processo foi aplicar os conteúdos na prática do processo de trabalho no dia a dia do Serviço de Saúde, usando as ferramentas da informação em saúde para planejamento, avaliação e consolidação dos resultados, impactando assim na qualidade da saúde prestada para população”, ressaltou.

Para Rafaela Roquini, estudante de Pinheiral, as aulas práticas e objetivas tornaram o curso ainda mais interessante. “Participar dessa formação foi muito gratificante. Tivemos um grupo heterogêneo de profissionais de diversos municípios e de categorias profissionais diferentes. Isso enriqueceu a troca de experiências”, apontou.

Como surgiu

O curso é um dos desdobramentos da pesquisa “O uso do e-SUS AB para a gestão do processo de trabalho e gestão do cuidado em saúde: o caso de Piraí/RJ”, coordenada por Ana Reis e financiada pelo edital Novos Talentos, do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação (Inova Fiocruz). De 2018 a 2021, a pesquisa acompanhou e analisou os processos de implantação desse software, uma estratégia do Ministério da Saúde para aprimorar a gestão da informação na Atenção Básica. 

Dentre os resultados da pesquisa, destacou-se a elaboração de um plano de curso sobre a informação em saúde na Atenção Primária em Saúde baseado nas necessidades formativas dos profissionais que utilizam o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC/eSUS APS). A proposta foi discutida e validada em uma oficina pedagógica, realizada em dezembro de 2021, dando forma ao Curso de Atualização Profissional em Informações e Registros em Saúde na Atenção Primária à Saúde, com ênfase no contexto da pandemia por Covid-19. Além da formação realizada em Piraí (RJ), a EPSJV tem sido procurada por outras instituições para oferecer o curso para novas turmas e em outros formatos.