Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV conclui formação em Radioterapia

Fruto de uma cooperação nacional, foi encerrada primeira turma do curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Radioterapia com Ênfase em Aceleradores Lineares
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 05/10/2017 10h25 - Atualizado em 01/07/2022 09h45
Foto: Cefor-SP

Como parte do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) concluiu no dia 29 de setembro a primeira turma do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Radioterapia com Ênfase em Aceleradores Lineares. A formação contou com 25 alunos de todas as regiões do Brasil, com aulas no Centro Formador de Pessoal para Saúde de São Paulo (Cefor-SP). A especialização foi coordenada pela EPSJV, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e de Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS).

Segundo o coordenador geral do curso, Alexandre Moreno, para além da exigência da especialização, as técnicas radioterápicas, o cuidado, a humanização e a segurança são fundamentais para o acolhimento e tratamento dos pacientes. “Outro aspecto importante é que em algumas regiões do Brasil ainda não há a oferta desse tratamento e nem profissionais capacitados. Essas áreas de vazios assistenciais devem acabar ou diminuir com a criação desse serviço e com a capacitação dos profissionais nesta formação”, afirma, destacando a importância do curso promovido pela EPSJV que, além de São Paulo, conta com uma turma de 33 alunos em Salvador, cujas aulas iniciaram em agosto. As próximas turmas estão previstas para Curitiba, com início em março do próximo ano, Fortaleza, em junho, e Porto Alegre, em setembro.

A especialização técnica está organizada em três eixos – Ciência, Saúde e Trabalho –, com carga horária de 900 horas. Todas as turmas têm cerca de seis meses de duração, no modelo de concentração e dispersão. Ou seja, os alunos têm duas semanas de aulas teóricas, alternadas com seis semanas de prática profissional e acompanhamento online. Parte do conteúdo dos eixos foi desenvolvido pelos multiplicadores formados no Curso de Capacitação para a Formação de Multiplicadores de Técnicos Especializados em Radioterapia, realizada no Instituto Inca, entre o final de 2016 e o início de 2017, e que formou médicos, físicos e educadores que serão docentes do curso.

A iniciativa, que faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, instituído pelo Ministério da Saúde em maio de 2012, tem o propósito de ampliar a oferta de serviços de radioterapia no SUS. Até o fim de 2018, o curso deverá formar 160 trabalhadores vinculados aos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) integrantes do Plano, por meio do qual o Ministério da Saúde adquiriu 80 aceleradores lineares – equipamentos utilizados no tratamento do câncer – para serem distribuídos por 63 municípios de 22 estados e no Distrito Federal. “O processo de formação não foca apenas nas técnicas, não queremos formar pessoas para ‘apertar botões’. A EPSJV não trabalha com o puro tecnicismo, buscamos uma formação mais ampla, em que o aluno tenha todas as bases científicas para que possa atuar em uma equipe multidisciplinar e dar o melhor tratamento a cada paciente”, ressalta Alexandre.

Comentários

Tenho muita vontade de fazer este curso. Me inscrevi para fazer a prova de seleção mas foi cancelada a turma e não vi mais inscrições. Quando haverá novas turmas? Quero muito realizar este curso! Obrigada.

quando ira começa as próximas inscrições para novas turmas no piauí sera possível ter alguma turma. agradeço pela atenção.