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EPSJV cria grupos de trabalho para construção de currículo integrado

Escola inova em mais uma ação pedagógica. A decisão foi tomada durante as duas semanas de planejamento de trabalho para 2019
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 20/02/2019 14h13 - Atualizado em 01/07/2022 09h44

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) inova em mais uma ação pedagógica com a proposta de avançar na criação de um currículo integrado. A decisão foi tomada durante as duas semanas de planejamento de trabalho para 2019, que aconteceu de 4 a 15 de fevereiro e reuniu professores-pesquisadores da formação geral do Ensino Médio, das habilitações dos cursos técnicos, além de profissionais da vice-direção de Ensino e Informação e do Projeto Escola Saudável. Segundo Valéria Carvalho, coordenadora geral do Ensino Técnico da EPSJV, um currículo integrado está muito vinculado à questão da formação humana baseada na politecnia e da omnilateralidade. “É um currículo que permite se apropriar de uma análise da realidade de uma forma mais ampla em suas dimensões, percebendo os aspectos culturais, econômicos, sociais, técnicos e tecnológicos. É essa formação que a gente pretende na EPSJV”, destaca, apontando os desafios: “A gente percebe que nosso curso ainda é muito fragmentado. Sendo assim, precisamos fazer com que os professores se apropriem desse currículo, olhando também para o cotidiano, prática e metodologia. A impressão que a gente tem é que temos uma apropriação teórica, no entanto, fica a questão: Por que não conseguimos avançar com o currículo integrado nessa escola que o tem como proposta em suas bases de formação?”.

O coletivo decidiu então criar três Grupos de Trabalho (GT) que se reunirão mensalmente para discutirem a construção desse currículo para 2020 – ‘A Escola que queremos e Currículo integrado’, ‘Avaliação das experiências de integração de conteúdos na EPSJV’ e ‘Levantamento de experiências externas de currículo integrado’. “Vamos olhar para toda a forma de organização curricular da nossa escola. Ano passado já tivemos algumas experiências de integração e foi muito rico. A EJA [Educação de Jovens e Adultos], por exemplo, tem uma experiência muito interessante de integração, que a gente precisa se apropriar. É o momento de troca desse coletivo. Temos um potencial muito grande para avançar nessa construção”, afirma Valéria.

Segundo a coordenadora, o primeiro GT tem o objetivo de fortalecer conceitualmente o corpo docente no que diz respeito à proposta de currículo integrado com intuito de embasar teórica e metodologicamente as análises de experiências existentes e a construção e operacionalização do currículo integrado. Para isto, Valéria aponta para a necessidade de se resgatar o histórico e os princípios que embasaram a criação da EPSJV e a prática do currículo integrado para debate e atualização da prática pedagógica na escola. Enquanto o segundo visa identificar e avaliar estratégias de integração de conteúdo já existentes na EPSJV e o terceiro objetiva mapear e estudar experiências de currículo integrado de outras instituições de ensino que possam ajudar nessa construção.

Essa é a segunda vez que os professores-pesquisadores da EPSJV se reúnem em semanas de planejamento. Em 2018, a atividade consistiu em relatos e apresentações dos conteúdos de cada disciplina. E com isso, durante o ano, aconteceram algumas experiências de práticas integradas entre as disciplinas, não só na formação geral, mas também entre as habilitações técnicas.