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EPSJV dá início ao ano letivo de 2019

Alunos do Ensino Médio voltaram às aulas no dia 11 de fevereiro e participam da programação da Semana dos Calouros
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 13/02/2019 11h03 - Atualizado em 01/07/2022 09h44

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) recebeu nesta semana os 330 alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio para o início do ano letivo de 2019, incluindo cerca de 96 novos alunos, nas habilitações de Análises Clínicas, Gerência em Saúde e Biotecnologia. Voltada para a formação integral dos profissionais de saúde de nível médio, a Escola Politécnica atua na área de Educação Profissional em Saúde. “Receber a nova geração de estudantes é sempre um momento de responsabilidade e esperança, de reafirmar que queremos ensinar a importância dos espaços públicos, da educação pública e do Sistema Único de Saúde. Entraremos em sala para ensinar a luta pela constituição do SUS e mostrar como um projeto de democratização de nossa sociedade é algo maravilhoso”, destaca a diretora da EPSJV, Anakeila de Barros Stauffer.

Nesta primeira semana, os alunos participam das atividades da Semana dos Calouros, organizada pelo Grêmio Estudantil para receber os novos alunos.

Reunião de pais

Os pais dos alunos novos do Ensino Médio serão recebidos pela EPSJV em uma reunião realizada no dia 20 de fevereiro. No encontro, será entregue o Manual dos Responsáveis, um guia que traz informações da Escola, como as habilitações e cursos, as formas de avaliação, o modelo de alimentação oferecido, entre outras informações importantes sobre o funcionamento da EPSJV. Segundo Valéria Carvalho, coordenadora geral do Ensino Técnico da EPSJV, o manual surge como mais um instrumento da Escola de intensificar e consolidar a relação com os responsáveis. “É uma forma dos responsáveis terem acesso a informações do processo de ensino-aprendizagem de seus filhos e se aproximarem mais da EPSJV, entendendo que eles são parte integrante da comunidade escolar e interessa a nós que eles participem do processo de construção do nosso Projeto Político Pedagógico. Isso é fundamental para todos os nossos desafios e enfrentamentos. A Escola está de portas abertas e nos interessa muito conhecê-los”, destaca, acrescentando que ampliar o canal de comunicação com os responsáveis é avançar na gestão democrática da Escola.

Cursos na EPSJV

O Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio é oferecido em três habilitações na EPSJV. A habilitação em Biotecnologia  ensina os fundamentos científicos e tecnológicos aplicados nos processos de trabalho em biotecnologia, sempre associados a uma concepção abrangente da Saúde Pública, da Ciência & Tecnologia e Inovação e das relações de trabalho. A habilitação se desenvolve por meio de aulas teóricas e práticas e conta com a participação de profissionais especializados da EPSJV e de outras unidades da Fiocruz, como o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS). Entre diversas tarefas, o écnico em Biotecnologia estará capacitado para executar atividades laboratoriais de biotecnologia e biociências em centros de pesquisas, indústrias e empresas no setor de saúde humana e animal, ambiental e agropecuário. Além de operar, controlar e monitorar processos industriais e laboratoriais, incluindo laboratórios de saúde e ambiental.

A habilitação em Gerência em Saúde busca formar técnicos com capacidade para desenvolver ações e processos gerenciais nas organizações de saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade da assistência oferecida à população. A habilitação se desenvolve por meio de aulas teóricas e práticas, em componentes curriculares organizados em torno dos seguintes eixos temáticos: Administração e Planejamento em Serviços de Saúde; Produção e Disseminação de Informação em Saúde; Gestão em Saúde e Cidadania.

A habilitação em Análises Clínicas , também com aulas teóricas e práticas, inclui disciplinas como Animais de Laboratório; Bioestatística; Biologia Molecular; Hematologia; Imunologia; e Técnicas Básicas em Laboratório. O técnico em Análises Clínicas estará apto a realizar testes laboratoriais, fazer análises microscópicas e diagnosticar doenças de origem parasitárias, entre outras atividades.

Outros cursos

A EPSJV oferece também cursos de especialização técnica e de formação inicial e continuada, além de qualificação, atualização e aperfeiçoamento, nas áreas de Vigilância em Saúde, Atenção à Saúde, Informações e Registros em Saúde, Gestão em Saúde, Técnicas Laboratoriais em Saúde, Manutenção de Equipamentos, Processo de trabalho em Saúde e Radiologia.

A Escola Politécnica possui ainda um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde, voltado para a formação de quem educa o trabalhador. O programa oferece cursos de Especialização e Mestrado Profissional, com turmas locais e uma vertente nacional voltada especificamente para trabalhadores da Rede de Escolas Técnicas do SUS. Na pós-graduação, a EPSJV realiza também cursos em âmbito internacional, principalmente em países da América Latina e África, como parte das ações de cooperação técnica. As aulas da Pós-graduação de 2019 se iniciam no dia 12 de março. A experiência na educação básica, nos cursos técnicos integrados, permitiu que a EPSJV desenvolvesse também cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), como parte do seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do seu território. Em 2019, as aulas do ensino fundamental e médio da EJA começaram no dia 11 de fevereiro. Além das turmas regulares da EJA, a EPSJV oferece o Curso Técnico em Radiologia, na modalidade subsequente, com previsão de abertura de novas turmas em maio de 2019.

A Escola coordena também o Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz, voltado para alunos de ensino médio de outras instituições de ensino. Participam do Provoc, alunos de diversas escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro, além de jovens das comunidades do território da Fiocruz. Os estudantes que participam do Provoc atuam em diversas unidades da Fiocruz, acompanhando o trabalho de um pesquisador e vivenciando a prática de uma pesquisa.

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