Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV forma agentes de endemias do município do Rio de Janeiro

Iniciativa é uma parceria entre a Escola e as secretarias de Saúde municipal e estadual do Rio de Janeiro


 O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou na sexta-feira, 7 de janeiro, da cerimônia de recepção de 1,2 mil novos agentes de controles de endemias do município do Rio de Janeiro. Os profissionais irão participar, em 2011, do curso de formação promovido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), em parceria com as secretaria municipal de Saúde do Rio de Janeiro, e que faz parte do Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde (Proformar-Rio). O curso teve início em julho de 2010 e, no total, serão qualificados 2.400 agentes de vigilância em saúde que atuam no município do Rio de Janeiro.



O evento contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que afirmou que o combate à dengue é uma das prioridades de sua gestão e deve ser feito de forma integrada. O ministro destacou ainda que os agentes têm papel estratégico na mobilização da população para o enfrentamento da dengue. Os 1,2 mil novos agentes foram convocados em dezembro pela Secretaria de Saúde municipal para reforçar o combate à dengue. “Além de atuar no combate à dengue, esses agentes terão um olhar mais ampliado sobre o processo dos determinantes e condicionantes do processo saúde-doença em seus territórios de atuação”, disse o coordenador do Proformar-Rio pela EPSJV, Mauro Gomes. “Ao contribuir para a formação dos agentes, a EPSJV está tomando uma decisão política, técnica e acadêmica que reafirma o compromisso da Escola com os trabalhadores da saúde e com o setor público da saúde”, disse a diretora da EPSJV, Isabel Brasil, que também ressaltou as parcerias que a Fiocruz, por meio da Escola e de outras unidades, vem ampliando com as secretarias estadual e municipal de Saúde.



O Proformar-Rio promove um trabalho de articulação entre a Atenção Básica e  a Vigilância em Saúde e foi construído especificamente para ser aplicado no município do Rio de Janeiro. O projeto tem como base o Proformar, que foi realizado em nível nacional como estratégia para promover a formação profissional em Vigilância em Saúde no país. A ideia do Programa é contribuir para uma prática profissional mais crítica e reflexiva, que permita ao agente, dentre outras coisas, fazer o diagnóstico das situações de saúde e identificar problemas e propostas de intervenção no território.



A cerimônia foi realizada em um Centro Integrado de Educação Pública (Ciep), no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro. O evento também contou com a participação do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; do secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes; do secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Hans Dohmann; do ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio; e do senador Lindberg Farias; entre outras autoridades.

Comentários

Boa noite ,voces tem curso de agente de combate a endemias ,quanto custa e quais sao os bairros