Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV inicia apoio institucional com UFRRJ

Projeto propõe o fortalecimento do Sistema Único de Saúde no município de Seropédica
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 19/03/2018 11h07 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) está realizando uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O objetivo é a Escola usar seu conhecimento produzido e acumulado no campo da saúde para fortalecer de modo permanente as bases do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Seropédica (RJ), principalmente nas escolas, unidades de saúde e associações de moradores. A parceria com a EPSJV se deu a partir de um contato do professor Nilton Sousa da Silva, coordenador do Laboratório de Psicologia e Informações Afro Descendentes da UFRRJ, que solicitou apoio para a realização de um projeto a ser desenvolvido em Seropédica por um grupo de mestrandos sob sua orientação. O interesse é intensificar a relação universidade-comunidade, intervindo diretamente no SUS e dialogando com profissionais e usuários.

Segundo o professor-pesquisador da EPSJV e responsável pela parceria, Márcio Rolo, o apoio consiste em um trabalho de fortalecimento das relações entre a UFRRJ e a sociedade, que não se resume somente a levar serviços para a comunidade, mas também de sensibilizá-la para a necessidade de se organizar, visando assegurar a sobrevivência da instituição de ensino. “Tudo isso, justamente no ano em que comemoramos os 30 anos do SUS. Trata-se de conscientizar a população sobre seus direitos e, também, implicá-la na responsabilidade de construir este projeto”, esclarece, revelando que o projeto tem como base a metodologia da pesquisa-ação, de Michel Thiollent, por meio da qual os mestrandos da UFRRJ definirão e executarão um trabalho com moradores de Seropédica, distinguindo objetivos de ação e de reflexão.

Como parte da parceria, aconteceu na EPSJV,no último dia 8 de março, o evento ‘Diálogos sobre a educação em ciências: avanços e contradições do SUS 30 anos depois’. A programação reuniu os professores-pesquisadores Bianca Borges, André Dantas e José Mauro Pinto, todos da EPSJV, que abordaram os temas ‘O que é o SUS’, ‘Do socialismo à democracia: tática e estratégia na Reforma Sanitária brasileira’ e ‘História e Memórias’.

Márcio anunciou que está prevista a ampliação do projeto com a inclusão de outros atores da própria Universidade. “Isto já vem acontecendo com a inclusão de outros setores da Universidade, como o Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), importante centro ligado ao desenvolvimento agrário”, revelou.