Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV inicia cooperação com Maricá

Parceria com município resultará em curso de Análise de Dados em 2018
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 06/10/2017 09h44 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

Mais um passo foi dado na direção do curso de Atualização Profissional e Análise de Dados para o SUS que será oferecido a trabalhadores da saúde do município de Maricá, no Rio de Janeiro, por meio de uma parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). O curso só vai começar em 2018, mas os profissionais já estão participando de debates e oficinas, como a que aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro, com foco nas ‘Condições de Vida’. “O objetivo dessa oficina foi debater sobre o que defendemos no processo de análise de dados. A ideia não era só apresentar os softwares, mas sim fazer algo integrado nas áreas de saúde, assistência e educação que faça sentido para a realidade sanitária daquele município”, destaca Bianca Borges, coordenadora do curso na EPSJV.

Com carga horária de 14 horas, a oficina, que reuniu 11 profissionais de saúde de níveis médio e superior, abordou temas como variáveis, banco de dados e construção de formulários. “Fizemos um exercício no qual os participantes debatiam o termo ‘vulnerabilidade social’ e como isso poderia ser aplicado na realidade deles. A partir disso, ensinamos a usar os softwares públicos de criação de formulários. Foi bem interessante porque aprendemos bastante com concepções diferentes”, afirma Bianca.

Planejamento

A cooperação se viabilizou a partir da coordenação da Educação Permanente em Saúde de Maricá com a Escola Politécnica. Em junho, a coordenação do curso oferecido pela EPSJV foi convidada para participar de uma mesa de discussão no 1º Fórum Municipal de Planejamento para Políticas Públicas para apresentação e discussão do tema ‘Importância das informações e dos registros nas políticas públicas’. Nessa ocasião, os profissionais da EPSJV participaram de uma reunião com a Escola de Governo de Maricá, vinculada à Secretaria Municipal de Administração, para apresentação do plano de curso.

No mesmo mês, a convite, a Escola Politécnica apresentou o catálogo de cursos que oferece em uma reunião com a Comissão Permanente de Integração Ensino e Serviço (Cies) – Metropolitana II e, depois, fez uma apresentação mais específica do plano de curso para a coordenação de Atenção Básica . “Quando formulamos algo e outros municípios nos procuram isso quer dizer que o que estamos pensando faz sentido para as necessidades dos serviços de saúde. E quando somos capazes de adaptar o que a gente pensa com o que eles precisam faz ainda mais sentido”, aponta Bianca.

Na área de informação e registro em saúde, a EPSJV oferece os cursos de ‘Qualificação Técnica em Registros e Informações em Saúde (Cetris)’, ‘Qualificação Profissional em Gestão de informações, Documentos e Arquivos para Instituições Públicas de Saúde’, Atualização Profissional em Análise de Dados para o SUS’ e ‘Atualização Profissional no Uso de Classificações Utilizadas nos Sistemas de Informação do SUS’.