Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV inicia formação docente para o Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde

Escola vai oferecer curso para ACS que atuam no município do Rio de Janeiro
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 21/09/2011 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) inicia nesta semana um curso de atualização para os 35 docentes do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS). O curso ‘Educação Profissional em saúde e Estratégia de Saúde da Família: a formação técnica do ACS’ tem como objetivo capacitar o grupo de professores que irá ministrar as aulas da segunda etapa do curso técnico que será oferecido pela EPSJV para 210 ACS do município do Rio de Janeiro. “O curso é uma estratégia importante para a aproximação desses professores com o projeto político-pedagógico da Escola. Temos o desafio de, neste projeto-piloto de um curso técnico descentralizado, elaborarmos estratégias para assegurarmos que os princípios da politecnia e do trabalho como princípio educativo fundamentem todo o processo polítco-pedagógico do curso”, destaca Mariana Nogueira, uma das coordenadoras do curso juntamente com Vera Joana Bornstein e Gustavo Matta. Mariana explica que esse grupo de professores foi contratado especificamente para esse curso. Portanto, esse será o primeiro contato, pelo menos para a maioria dos docentes, com a perspectiva da Escola e com a discussão sobre a qualificação profissional do ACS. “Queremos pensar esse processo de qualificação como histórico, constituído por elementos da formação, mas também do reconhecimento social do trabalhador, suas formas de vinculação trabalhista, contratação e garantia de direitos associados ao trabalho”, completa.



Para fazer a formação docente, será usado o material educativo produzido pela EPSJV, ‘Educação Profissional e Docência em Saúde: a formação e o trabalho do ACS’, além dos livros ‘Educação e trabalho em disputa no SUS: a política de formação dos agentes comunitários de saúde’, de Márcia Valéria Morosini; e ‘Para além da comunidade: trabalho e qualificação dos agentes comunitários de saúde’, organizado por Monica Vieira, Anna Violeta Durão e Marcia Raposo Lopes. As aulas serão ministradas por professores da EPSJV e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).



O curso terá carga horária total de 64 horas e está organizado em quatro módulos - Educação Profissional em Saúde; Estratégia de Saúde da Família, o Agente Comunitário de Saúde e a Formação Técnica; A organização curricular do CTACS da EPSJV; e Oficinas dos componentes curriculares. Neste último módulo, os alunos, futuros professores, serão separados por seus respectivos componentes curriculares para discussão detalhada das ementas, conteúdos, estratégias didático-pedagógicas e material didático, sob supervisão dos coordenadores dos eixos e oficinas da EPSJV.



Formação de ACS



Depois da formação docente, a EPSJV vai iniciar, em outubro deste ano, a formação de 210 agentes comunitários de saúde que atuam no município do Rio de Janeiro e que já passaram pela etapa inicial do curso. A previsão é que o curso seja concluído até o final de 2012. Serão formadas sete turmas, uma delas na sede da EPSJV e o restante descentralizadas em seis localidades do município (Pavuna, Campo Grande, Padre Miguel, Santa Cruz, Tijuca e Penha). A Etapa 2 do curso será realizada de outubro de 2011 a setembro de 2012. A Etapa 3 acontece de outubro a dezembro de 2012.



O curso descentralizado é um projeto-piloto da EPSJV em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC) e o Sindicato Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde do Rio de Janeiro (Sindacs-RJ). Além desses parceiros, o projeto do curso foi construído conjuntamente também com a Escola Técnica Izabel dos Santos. A coordenação pedagógica do novo curso será feita pela EPSJV e a coordenação executiva será da SMSDC.



A aula inaugural será no dia 31 de outubro, às 14 horas, no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, da EPSJV, com a participação da ex-presidente da Confederação Nacional dos ACS, Tereza Ramos, e a professora-pesquisadora da EPSJV, Márcia Valéria Morosini.



Curso técnico



Em julho de 2011, a EPSJV concluiu a formação da primeira turma de ACS da região Sudeste a fazer um curso técnico. Além de municípios como o Rio de Janeiro, outros dois estados do país fizeram a formação completa, que também já acontece no Acre e em Tocantins. A EPSJV formou ACS que atuam na região de Manguinhos, na cidade do Rio de Janeiro.



O Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde foi um projeto-piloto realizado pela EPSJV em parceria com Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC), o Centro de Saúde - Escola Germano Sinval Faria da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CSEGSF/ENSP/Fiocruz) e o projeto Teias Manguinhos. O curso, com 1.200 horas-aula, foi realizado em três etapas e as aulas foram iniciadas em outubro de 2008.



Formação docente em Recife



A EPSJV também participou da formação dos professores que estão ministrando as aulas das Etapas 2 e 3 do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde em Recife (PE) para trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde local.



A cooperação técnica com a Secretaria de Saúde de Recife foi iniciada em junho deste ano, quando duas das coordenadoras do CTACS da EPSJV, Mariana Nogueira e Vera Joana Bornstein, estiveram em Recife para participar de uma oficina para a construção do currículo das Etapas 2 e 3 do curso. Em agosto, os professores-pesquisadores da EPSJV, Carlos Maurício e Anna Violeta Durão, participaram do curso de formação docente, ministrando a aula ‘Estado, Sociedade e Movimentos Sociais’. As aulas do curso em Recife começaram no dia 12 de setembro e contaram com a participação da diretora da EPSJV, Isabel Brasil, em sua aula inaugural.