A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) iniciou, no dia 5 de dezembro, o Curso de Aperfeiçoamento de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS II), que vai formar profissionais e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). “A proposta do curso é aprofundar os conhecimentos de educação popular provocando reflexões e reorientações das práticas de educação em saúde vigentes no SUS, uma vez que elas ainda persistem na perspectiva prescritiva e transmissiva de conhecimentos, desconsiderando os saberes, linguagens e valores sociais das classes populares”, destaca Marcelo Princeswal, da coordenação nacional do EdPopSUS II.
A expectativa é que o EdPopSUS II forme sete mil educandos, em 13 estados do Brasil, sendo 70% deles Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Vigilância em Saúde (AVS), além de outros profissionais da Atenção Básica, lideranças comunitárias e integrantes de movimentos sociais. “A inclusão das lideranças comunitárias e dos movimentos sociais é fundamental por considerarmos que os saberes e práticas em saúde não estão restritos aos profissionais e serviços de saúde. Além disso, a experiência acumulada por lideranças comunitárias e militantes de movimentos sociais em educação popular certamente enriquecerá a troca entre os educandos, bem como a apropriação de suas práticas educativas no fortalecimento de ações de mobilização da população na luta pelos seus direitos”, ressalta a professora da EPSJV, Vera Joana Bornstein, coordenadora nacional do EdpopSUS II.
A formação tem carga horária de 160 horas e está prevista para terminar em abril de 2017. O currículo do curso foi discutido coletivamente em diversas oficinas com a participação de lideranças comunitárias, movimentos sociais e representantes das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS). O EdPopSUS II é organizado em seis eixos temáticos - A construção da gestão participativa do curso e a experiência como fio condutor do processo educativo; A Educação Popular no processo de trabalho em saúde; O Direito à Saúde e a Promoção da Equidade; Território, lugar de História e Memória; Participação Social e Participação Popular no processo de democratização do Estado; O território, o processo de saúde-doença e as práticas de cuidado.
O curso conta com material didático, desenvolvido pela EPSJV, composto por um guia e um livro de Textos de Apoio. A EPSJV coordenou ainda as Oficinas de Formação Pedagógica realizadas nos estados, voltadas para os educadores populares docentes do curso. “A avaliação dos alunos será integrada ao processo educativo. Mais importante que atribuir conceitos e notas que explicitem um poder e um controle, queremos constituir um processo de avaliação que contribua para a construção de conhecimentos sobre a educação e, especialmente, sobre a educação popular em saúde”, diz o professor da EPSJV, Ronaldo Travassos, que integra a coordenação nacional do curso.
O EdPopSUS II é a continuidade do EdPopSUS I, realizado entre novembro de 2013 e agosto de 2014. A primeira etapa do curso foi coordenada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), com a participação da EPSJV e a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS) no Comitê Gestor. Nesta segunda etapa, a coordenação pedagógica é da EPSJV.
A formação é uma das estratégias para a implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS), criada em 2013. “A educação popular possui uma importância histórica e estratégica para a construção do direito à saúde. Fundamentada, principalmente, no pensamento do educador Paulo Freire, a educação popular é uma prática contrária às formas de dominação, opressão, discriminação e violência que incidem sobre as pessoas em geral e sobre a classe trabalhadora em particular”, destaca Irene Goldschmidt, que também integra a equipe de coordenação nacional do EdpopSUS II.
Comentários
Gostaria de saber quando abre
Olá, boa tarde.
Oi bom dia! quando sai o
cruzaltense
Prezados,
Boa tarde.
resido no acre sou