Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV inicia nova etapa de Curso de Educação Popular em Saúde

EdPopSUS II oferece mais 3.700 vagas em 13 estados do país. Formação tem carga horária de 160 horas presenciais, com 136 horas de atividades de classe e 24 horas de trabalho de campo
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 07/03/2018 11h38 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) iniciou no começo de 2018 a terceira etapa do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS II), que irá formar cerca de 3.700 educandos em 13 estados do país: Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Na primeira etapa do EdPopSUS II, iniciada em dezembro de 2016, foram formados 2.345 educandos em dez estados – Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. E na segunda etapa, iniciada em maio de 2017, 1.400 educandos e 80 educadores foram formados em quatro estados do país – Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraíba e Piauí.
 
A formação tem carga horária de 160 horas na modalidade presencial, com 136 horas de atividades de classe e 24 horas de trabalho de campo. Do total de vagas, 70% são para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes Indígenas de Saúde e Agentes de Vigilância em Saúde (AVS), além de outros profissionais da Atenção Básica, e 30% para lideranças comunitárias. “A definição do público alvo tem como fundamento o fato dos agentes de saúde serem os profissionais da atenção básica cuja principal função é a prevenção e a promoção da saúde, por meio de práticas educativas. Ao mesmo tempo, estão em constante contato com os saberes tradicionais, os elementos socioculturais e a diversidade presente no território, elementos que precisam ser reconhecidos e valorizados”, destaca a coordenadora nacional do projeto, Vera Joana Bornstein.

O EdPopSUS II é uma parceria entre a EPSJV e o Ministério da Saúde, voltado para trabalhadores da Atenção Básica, principalmente Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Vigilância em Saúde (AVS), lideranças comunitárias e integrantes de movimentos sociais. O curso tem como objetivo principal contribuir com a implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS), qualificando a prática educativa de profissionais e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da atenção básica do SUS. No segundo semestre de 2018, está prevista a realização da quarta etapa do curso.

 

 

tópicos: