EPSJV integra grupo de trabalho para discutir formação de técnicos em Radiologia

Iniciativa, junto com MEC e Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia, visa reformular a legislação relacionada à  formação desses profissionais.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 16/12/2010 09h00 - Atualizado em 15/03/2016 11h45


Com o objetivo de discutir a formação técnica em Radiologia, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) vai integrar um grupo de trabalho formado também por representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter). O grupo foi formado no final de novembro, após reunião realizada em Brasília para tratar do tema. O principal motivo da iniciativa é o fato de, atualmente, a legislação não permitir que seja realizado um curso técnico integrado ao ensino médio na área de radiologia.



O encontro, realizado no dia 30 de novembro, foi solicitado pela EPSJV a partir do projeto da Escola de formular um curso técnico integrado ao Ensino Médio para jovens e adultos com a habilitação em Radiologia. “A EPSJV está formulando um projeto de Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) com a habilitação em Radiologia, mas a legislação atual não permite que alunos que não tenham completado o Ensino Médio façam o curso técnico de Radiologia”, explica Luiz Antonio Saléh, assessor da Vice-Direção de Ensino e Informação da EPSJV, que participou da reunião, juntamente com a vice-diretora de Ensino e Informação da Escola, Márcia Valéria Morosini; o coordenador do projeto que irá desenvolver o curso na EPSJV, Sérgio Ricardo de Oliveira; a diretora de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Caetana da Silva; a presidente do Conter, Valdelice Teodoro; e o assessor educacional do Conselho, João Raimundo Alves dos Santos.



De acordo com o Decreto 92.790/1986 (LINK), que regulamenta o exercício da profissão de Técnico em Radiologia, um estudante só pode fazer o curso técnico de radiologia após concluir o Ensino Médio. Essa determinação inviabiliza o Proeja para técnico em Radiologia na EPSJV e qualquer outro curso integrado ao ensino médio na área de Radiologia. “O MEC se mostrou muito sensível à demanda da Escola e se dispôs a contribuir no que for preciso para que possamos viabilizar o Proeja”, disse Saléh.



Na reunião, o Conter também fez um panorama das necessidades de profissionais na área de Radiologia no Brasil. Explicaram, por exemplo, que hoje, no país, há uma grande oferta de técnicos em radiodiagnóstico, enquanto há poucos profissionais em outras áreas da radiologia, como medicina nuclear e radioterapia. “A EPSJV tem condições de fazer a formação nessas áreas. Estamos estudando a possibilidade de fazer a formação em radiodiagnóstico e medicina nuclear”, explica Saléh, acrescentando que a oferta do curso na área de radiodiagnóstico também se justifica pelo fato de que a EPSJV não tem conhecimento de cursos públicos de radiologia na região metropolitana do Rio de Janeiro, pois essa formação é oferecida apenas em instituições privadas de ensino.



O grupo de trabalho irá realizar um levantamento da legislação relacionada à formação dos técnicos em radiologia e formular um plano de ações que possa colaborar com a ampliação da oferta de cursos em outras áreas da radiologia. O Conter e o MEC irão realizar consultas aos seus departamentos jurídicos para verificar as possibilidades de alterações na legislação. Em janeiro de 2011 o grupo deverá voltar a se reunir para dar continuidade ao trabalho. “O objetivo é atualizar a legislação que regulamenta a profissão em relação à legislação educacional”, explica Márcia Valéria.



O Proeja na EPSJV deve ser iniciado no segundo semestre de 2011 e terá uma turma piloto com 30 alunos. A seleção será feita no primeiro semestre de 2011.

Comentários

Gostaria de saber mais sobre o curso

Gostaria que me informassem por gentileza quando abrisse vagas aqui em Brasília para o curso de técnico em radiologia. Obrigada! Boa noite! Jucimara

Gostaria de saber se estão aberta as inscrições para radioteerapia

Gostaria de saber sobre curso de radiologia.

Comentar