Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV lança painel com Perfil Socioeconômico dos estudantes do Ensino Médio

Foram entrevistados 93 ingressantes de 2022 do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde
Redação EPSJV - EPSJV/Fiocruz | 06/07/2022 09h56 - Atualizado em 26/07/2022 11h36

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) divulgou, neste mês, um painel on-line com o Perfil Socioeconômico dos estudantes ingressantes de 2022 do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde (CTNMS). De acordo com a vice-diretora de Ensino e Informação, Ingrid D’avilla, a ferramenta pretende coletar e sistematizar informações sobre as condições socioeconômicas dos estudantes, visando contribuir para a análise do perfil dos estudantes e a criação de uma série histórica que permita à Escola realizar a avaliação dos ingressantes. "É importante reconhecer o contexto de vida e perfis que compõem o corpo discente, permitindo a reflexão sobre as práticas pedagógicas atualmente adotadas, bem como as que são necessárias futuramente”, ressalta.

Além disso, Ingrid destaca que o painel vai contribuir para o aperfeiçoamento de ações de permanência e demais estratégias no âmbito da gestão do CTNMS na instituição, além de oportunizar uma base de dados de acesso simplificada para professores e pesquisadores da EPSJV. “A partir de alguns cliques, eles poderão conhecer melhor parte das características socioeconômicas do corpo discente”, afirma.

Dentre os desafios da iniciativa, a vice-diretora aponta a necessidade de expandir ações de captação e disponibilização de dados sobre o corpo discente de outros cursos da EPSJV; atualizar a ferramenta, incorporando novos temas e perguntas com base no contexto local e período de coleta; bem como usar as informações no cotidiano para que as ações possam ser planejadas a partir da realidade. “No caso do CTNMS, precisamos construir ferramentas de captação de informações sobre os estudantes ingressantes e também ao longo do curso", acrescentou.

Dados do painel

De acordo com o painel, a maior parte dos ingressantes de 2022 se autoidentificou como pardo e preto (raça/cor negra), com percentual de, aproximadamente, 58%. 

Em relação à idade, a média dos ingressantes é de 15 anos. Entre os novos estudantes da EPSJV, 66% são oriundos de escolas públicas e a maior parte (72%) se identifica com o gênero feminino.

Em relação ao meio de transporte que os estudantes mais utilizam para se deslocar até a escola, 26,9% afirmaram usar o ônibus e 24,7%, ônibus e trem.

Sobre a faixa de renda, cerca de 25% dos estudantes responderam que a soma de todos os rendimentos das pessoas que residem nos seus domicílios é de até dois salários-mínimos, e 45,8% deles não tem nenhum rendimento extra como bolsa família ou pensão.

Sobre acesso à internet, 51% dizem ter internet e computador em casa, entretanto, 59,1% precisam imprimir documentos ou trabalhos em lan-houses ou copiadoras.

Em relação à saúde, a maior parte dos estudantes, 45 deles, usa apenas o Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto 26 tem planos de saúde.

“Nossa ideia é fazer essa pesquisa todos os anos com os ingressantes, de modo que seja possível ter uma série histórica das informações", finalizou Ingrid.