Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV participa de Congresso de Medicina Social

Debates coordenados pela Escola Politécnica na Alames, no Paraguai, discutiram a formação de técnicos e as redes de educação em saúde
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 07/11/2016 09h48 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) participou, de 24 a 29 de outubro, do XIV Congresso Latino-americano de Medicina Social e Saúde Coletiva (Alames), realizado no Paraguai. No evento, a EPSJV foi responsável pela coordenação de duas mesas-redondas. Na mesa “A formação dos trabalhadores técnicos em saúde na região das Américas”, com a mediação da professora-pesquisadora da EPSJV, Ingrid D’avilla, o tema foi debatido por Oscar Feo, da Venezuela; Luis Alberto Davis Sanchez, da Universidade da Costa Rica; e a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional da EPSJV, Marcela Pronko. Os participantes discutiram a formação dos trabalhadores técnicos em saúde, que representam a parcela mais significativa da força de trabalho em saúde em diferentes países latino-americanos, e falaram sobre a regulação das relações de trabalho e das políticas de educação características de cada país e sistema de saúde.

A mesa-redonda “A cooperação em saúde e a experiência das redes de formação e desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde” teve a mediação de Marcela Pronko e a participação do diretor da EPSJV, Paulo César Ribeiro (representando a RETS); Félix Rosemberg, do Palácio Itaboraí/Fiocruz (RINS/RINSP) e de Frederico Peres da Costa, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Ensp/Fiocruz (RESP). Nesta mesa, foi discutido o contexto de emergência da cooperação estruturante em saúde, no qual se destacam a atuação da Rede de Institutos Nacionais de Saúde Pública (RINSP), Rede de Escolas Nacionais de Saúde Pública (RESP) e Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), em substituição à tradicional cooperação norte-sul, focada em programas verticais.