Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV participa de reunião da Rede de Escolas de Saúde Pública da Unasul

Representantes das redes estruturantes da Unasul discutiram a formação em saúde pública na América do Sul
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 15/10/2015 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

 Representantes da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), que é Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (Rets), participaram, de 6 a 8 de outubro, de uma oficina para discussão e elaboração de critérios de qualidade e currículos mínimos comuns em saúde pública para nível médio (técnico) e de graduação na região sul-americana. O encontro foi promovido pela Rede de Escolas de Saúde Pública da União de Nações Sul-Americanas (Resp-Unasul), no Equador, e teve a participação de representantes de dez países do bloco (Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela), além de membros do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz).

A participação da Rets teve por objetivo a troca de informações sobre a formação de técnicos em saúde, destacando elementos importantes para a saúde publica como conhecimento do sistema de saúde e de interculturalidade, entendimento de determinação social da saúde e acolhimento do público, entre outros. “A dinâmica de trabalho da Resp, a possibilidade de conhecer outras realidades no âmbito da formação técnica voltada para a saúde pública e a constatação de preocupações e pautas comuns das duas redes são importantes para o planejamento de futuras ações conjuntas. A experiência mostrou que o trabalho em conjunto entre as redes estruturantes da Unasul é possível e necessário”, destacou Helifrancis Condé, um dos representantes da Rets-Unasul no evento.

Nos dois primeiros dias do encontro, os participantes da reunião apresentaram o panorama atual da formação em saúde pública em seus países. Além disso, o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública da Faculdade Chilena, Oscar Arteaga, apresentou o projeto da Rede Nacional de Instituições Formadoras de Saúde Pública, que vem sendo implantado no Chile desde 2011. “Definimos que os graduados devem ser capazes de avaliar as necessidades de saúde da população e desenvolver a sua prática profissional de forma proativa, atuando junto ao sistema de saúde existente. Dessa forma, os pacientes serão tratados como parte da comunidade na qual estão integrados”, explicou, acrescentando que o Chile é o único país da região a ter a rede nacional instituída.

Arteaga relatou que, através da rede de ensino, foi possível definir pontos comuns da proposta dos currículos mínimos, que contemplam todos os cursos universitários de saúde pública,  bem como um documento oficial em favor da saúde como um direito humano fundamental.  Segundo ele, o passo seguinte será encaminhar a proposta dos currículos mínimos para a Associação de Faculdades de Medicina Chilenas.

No último dia do encontro, foi discutido o plano de trabalho da Resp para os próximos anos.

Resp/Unasul

A Rede de Escolas de Saúde Pública da Unasul (Resp-Unasul) foi instituída em 2011, pelo Conselho Sul-Americano de Saúde, com o objetivo de fomentar a cooperação técnica e a troca de experiências entre escolas de Saúde Pública, centros formadores e instâncias de governo dos países membros da Unasul, visando fortalecer as capacidades locais e regionais de formação e educação permanente de profissionais de Saúde Pública, contribuindo, assim, para a melhoria dos programas, políticas e sistemas de saúde na região Sul-Americana. Compõem a Resp/Unasul representantes de cada um dos países membros da Unasul.