Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV participa do 'Fiocruz pra Você'

Escola Politécnica promove ações de enfrentamento da violência e de promoção da saúde em evento da Fundação
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 13/09/2017 10h49 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

Foi em 11 de junho de 1994, depois de dias tensos de violência no entorno da instituição, que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promoveu a primeira edição do ‘Fiocruz pra Você’, com mais de 800 voluntários e 15 mil participantes – na época, uma das principais entradas da instituição, localizada em Manguinhos, estava fechada em decorrência de tiroteios na localidade, sendo aberta, excepcionalmente, no dia do evento, revela a tese de doutorado de André Luiz Lima, pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. As atividades incluíram vacinação, feira de ciências, noções básicas de saúde e aferição de pressão arterial, além de informações sobre a aids e sobre insetos e parasitas causadores e transmissores de doenças. Ao longo dos anos, o ‘Fiocruz pra Você’ firmou-se na programação do dia D da Campanha Nacional da Multivacinação, promovendo atividades, informações e serviços ligados à ciência e saúde. Vinte e três anos depois, o contexto de violência no território volta a ser protagonista da edição do evento que vai acontecer neste sábado (16), das 8h às 17h, no campus da Fundação. Sob o mote ‘Cidadania, Saúde e Paz’ será realizado, às 11h, um ato com trabalhadores, estudantes, movimentos sociais e comunidade em geral para denunciar um cenário que só tem se agravado. “A violência recrudesce, levando a mortes de crianças, jovens, adultos e idosos, que vivem sob constante ameaça de conflitos armados em áreas densamente povoadas e totalmente destituídas de qualquer proteção. Este é o caso, por exemplo, de Manguinhos e Maré, onde a dívida do Estado brasileiro se mostra da forma mais perversa, com crise de acesso à saúde, à educação, ao saneamento, à segurança pública, entre outros direitos básicos, afetando a vida de moradores e trabalhadores”, diz a carta política que marca o evento deste ano.

O território de Manguinhos também estará presente no ‘Fiocruz pra Você’ por meio de algumas atividades que serão promovidas pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Na ‘Exposição de Cordéis e Cartões Postais’, por exemplo, professores-pesquisadores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola irão apresentar a história das favelas que compõem o Complexo de Manguinhos. Para resgatar a dança de povos tradicionais, eles realizarão também uma oficina de ‘Maculelê’, que busca desenvolver expressão corporal através de uma dança folclórica brasileira. “É fundamental nesse momento político a Fiocruz se articular com o território, não só para realizar ações assistenciais, mas, sobretudo, para discutir a efetividade de políticas públicas por parte do Estado. É isso que estamos fazendo no Fiocruz pra Você”, esclareceu Anakeila Stauffer, diretora da EPSJV.

Além de atividades lúdicas, outras lutas, que vão além dos limites do território de Manguinhos, também estarão representadas na programação oferecida pela EPSJV no evento. Organizada em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), a ‘Feira Agroecológica Josué de Castro - Sabores e Saberes’, que acontece quinzenalmente no campus Fiocruz como parte de um projeto institucional, terá uma edição especial no ‘Fiocruz pra Você’. O objetivo é trazer o debate da transição agroecológica e da soberania alimentar, na perspectiva da superação do atual modelo de desenvolvimento agrícola. A feira é um espaço educativo de troca de experiências, conhecimentos e interação entre projetos relacionados à agroecologia e alimentação saudável, sempre na interseção com o campo da saúde. Associada à feira, a Oficina ‘Tecnologias Sociais e Cultura Camponesa’ reúne diversas outras oficinas como a de bonecas Abayomi, folhas de bananeira, compostagem, filtragem de água e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).

Na mesma linha, será oferecida a oficina ‘Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida’, que visa ajudar na compreensão do nível de contaminação dos alimentos no Brasil, apresentando os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA).
Na oficina ‘Tecnologias sociais no manejo de águas e resíduos’, também organizada pela EPSJV, o público encontrará atividades práticas de manuseio das mesmas. A atividade, que envolve professores, trabalhadores e estudantes, visa divulgar tecnologias sociais em saneamento e saúde ambiental, com o objetivo de promover diálogo e reflexão sobre os temas da saúde, território, saneamento, ambiente e sociedade.

Por meio de palestras e distribuição de material educativo, a oficina de ‘Veganismo’ mostra, em atividades culturais e lúdicas, informações relativas aos impactos do consumo de alimentos de origem animal para o campo da saúde, como o prejuízo ambiental, os gastos públicos, o aumento da violência nas famílias dos trabalhadores dos frigoríficos e na comunidade que pertencem, a violação à proteção constitucional da fauna e os prejuízos com relação ao desenvolvimento de valores éticos da sociedade. A atividade contará com ativistas da Sociedade Vegetariana Brasileira e voluntários de movimentos sociais.

Em uma oficina cultural, alunos do Ensino Médio apresentarão a peça ‘Bailei na Curva’, de Júlio Conte que tem como pano de fundo os fatos políticos a partir do golpe empresarial-militar de abril de 1964 até o movimento das Diretas Já, em 1984.

A Escola irá expor uma Linha do Tempo com os principais aspectos históricos da saúde pública no Brasil e os principais elementos de cada época. A programação inclui também oficinas de ‘Bolhas de sabão gigantes’, ‘Abraço grátis’ – por meio da qual voluntários da EPSJV percorrerão o campus oferecendo ‘abraços grátis’ para o público –, e ‘Capoeira’ – trata-se de uma aula com os principais movimentos da capoeira de Angola e regional.

Outras atividades

Além de relembrar o legado de Oswaldo Cruz, nos 100 anos de seu falecimento, a edição do ‘Fiocruz pra Você’ 2017 homenageará o sociólogo e ativista dos direitos humanos, Herbert José de Sousa, o Betinho, que se dedicou à luta contra a fome e em defesa da vida. Entre diversas atividades ao longo do dia, a programação reunirá oficinas de desenho e pintura facial, brinquedos espalhados pelo campus e apresentação do Unicirco, do ator Marcos Frota. O público poderá visitar as exposições ‘Manguinhos Território em Transe’ e ‘Oceanos’, e assistir as peças ‘O rapaz da rabeca e a moça Rebeca’ e ‘Gritaram-me Negra’, além de participar de visitas guiadas ao Castelo Mourisco e ao Borboletário.

O evento contará ainda com prestação de serviços como aferição de glicose e pressão, além de estandes de unidades da Fiocruz e instituições parceiras com informações sobre ciência e saúde. Serão promovidas ações educativas sobre higiene e saúde bucal, medicamentos, educação para o trânsito e informações sobre transmissão e prevenção de agravos como doença de Chagas, a dengue, a zika, a chikungunya e a febre amarela.

Leia mais

'Fiocruz pra Você' 2017 resgata nas origens da sua criação a luta contra a violência e pela vida e programa ato para este sábado (16/09). População também encontra serviços como vacinação, shows e brincadeiras