Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV promove 1º Workshop da Rede Provoc

Durante dois dias, evento reuniu representantes de nove unidades e escritórios regionais da Fiocruz
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 14/06/2022 16h07 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) realizou, nos dias 6 e 7 junho, o 1º Workshop da Rede Provoc Luiz Fernando Rocha Ferreira da Silva. O evento contou com representantes de nove unidades e escritórios regionais da Fiocruz - Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), Gerência Regional de Brasília (Gereb – Fiocruz Brasília), Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), Instituto Aggeu Magalhães (IAM - Fiocruz Pernambuco), Fiocruz Ceará, Fiocruz Mato Grosso do Sul, Fiocruz Piauí e Fiocruz Rondônia. O objetivo do encontro foi dar subsídios às regionais, através da exposição e diálogo sobre processos do trabalho pedagógico da Coordenação do Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz, especialmente, em relação ao processo de seleção dos candidatos na etapa Iniciação.

Na abertura do evento, dia 6, a diretora da EPSJV, Anamaria Corbo, falou sobre o início do Provoc. “Através da sua vivência na faculdade de Medicina, Luiz Fernando percebeu que muitas pessoas não conheciam a carreira científica e que poucos se engajavam pela falta de conhecimento. Diante disso, ele pensou que seria interessante que a Fiocruz, uma instituição de Ciência e Tecnologia, pudesse fortalecer esse campo, já no ensino médio, apresentando Iniciação Científica aos jovens”, contou. Luiz Fernando, que faleceu em 2018, foi vice-presidente de Ensino da Fiocruz e um dos idealizadores do Provoc. 

De lá para cá, passaram-se 36 anos e, desde então, o programa é coordenado pela EPSJV. Atualmente, ele conta com 15 instituições conveniadas e está em todas as unidades da Fiocruz no Rio de Janeiro. Além disso, ao longo dos anos do programa, 1784 jovens concluíram a etapa ‘Iniciação’, sendo que 690 também fizeram o ‘Avançado’. “A força da Fiocruz está na presença nacional. E sempre tivemos o apoio da Presidência da Fundação”, afirmou Cristina Araripe, coordenadora de Divulgação Científica da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC). “O Provoc é e sempre foi um sucesso. A gente pode usar as tecnologias novas, que vem sendo implementadas nos laboratórios da Fiocruz, para trazer coisas interessantes aos jovens”, acrescentou o vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz (VPPCB), Rodrigo Correa.

Ao final do evento, a coordenadora geral do Provoc, Cristiane Braga, destacou que foram dois dias intensos de muito trabalho e troca de experiências. “É um fortalecimento do trabalho em rede e do compartilhamento de ideais do nosso saudoso Luiz Fernando. Ao longo desses anos, a experiência do Provoc nos ensinou que o programa tem um grande impacto não só na carreira acadêmica e profissional, mas também na trajetória de vida desses jovens”, ressaltou.

Cristiane reiterou ainda o reconhecimento da importância do Provoc com a submissão e aprovação da Diretriz 4 da Tese 4 do Congresso Interno da Fiocruz, que visa promover ações que reforcem o Programa em todas as suas dimensões. “Isso mostra o reconhecimento institucional do impacto que esse programa tem, num processo crescente e que, nesse ano, se nacionaliza na Fiocruz”, concluiu.

Provoc

O Programa de Vocação Científica da Fiocruz é dividido em duas etapas: ‘Iniciação’ e ‘Avançado’. Na etapa ‘Iniciação’, cuja duração é de 12 meses, os alunos se familiarizam com as principais técnicas e objetos de pesquisa de Ciência e Tecnologia em Saúde. Na etapa ‘Avançado’, com duração de 22 meses, o estudante desenvolve uma pesquisa com o seu orientador, passando por todas as etapas de execução de um projeto de pesquisa em Ciência e Tecnologia em Saúde.