Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV promove oficinas sobre os desafios para a reabertura das escolas

Ciclo de debates é voltado para diretores, professores e trabalhadores de escolas, além de gestores de políticas públicas
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 28/07/2020 15h04 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) inicia, a partir de 30 de julho, o Ciclo de Oficinas sobre os desafios para a reabertura de escolas no contexto da Covid-19 (Inscreva-se aqui). O objetivo dos encontros é debater o tema, a partir das diretrizes apresentadas no ‘Manual sobre biossegurança para reabertura de escolas no contexto da Covid-19’ , lançado pela Escola Politécnica neste mês. Segundo a diretora da EPSJV, Anakeila Stauffer, existem muitas dúvidas por parte das entidades governamentais, sanitárias e comunidade escolar de como e quando deve ocorrer a retomada das atividades escolares presenciais. Pensando nisso, a EPSJV decidiu promover esses encontros, previstos para acontecer semanalmente, com diretores de escolas e professores, sobretudo, da educação básica e da educação profissional em saúde, além de trabalhadores e gestores de políticas públicas que tenham interfaces com a educação pública. A reunião terá a mediação de professores e pesquisadores da Fiocruz, além de convidados de outras instituições públicas de ensino e pesquisa. 

Anakeila ressalta que, embora ainda não tenha uma data prevista para a retomada das atividades, o objetivo das reuniões é discutir, de forma ampla, fundamentos técnicos e científicos sobre da Covid-19 no Brasil e os desafios para a reabertura de escolas. “Precisamos conversar sobre os fundamentos relevantes para a tomada de decisão sobre como e de que forma as escolas devem reabrir, uma vez que o compromisso com a proteção e defesa da vida, assim como com a socialização da Ciência, é parte da função social de uma escola”, destaca.

As oficinas terão dois eixos - Epidemiologia e Vigilância; e Protocolos para adequação das escolas, educação e articulação intersetorial.  Os encontros acontecerão pelo Zoom, nas quintas-feiras, das 15h às 16h30. Serão realizadas inscrições prévias, mas não serão emitidos certificados.

A primeira oficina – no dia 30 de julho, às 15h - faz parte do eixo Epidemiologia e Vigilância e tem como tema “Como saber se a Covid-19 está controlada no território? Parte I”. O evento terá a participação da diretora da EPSJV, Anakeila Stauffer, do professor-pesquisador da EPSJV, Raphael Guimarães, e da pesquisadora do ICICT e vice- coordenadora do Monitora Covid, Mônica Magalhães.

Manual

A coordenadora geral de Ensino Técnico da EPSJV e uma das autoras do manual, Ingrid D’avilla, ressalta que o documento recém-lançado não se refere à recomendação de abertura das escolas. “Na realidade, ele menciona os parâmetros epidemiológicos mínimos para a reabertura, bem como as necessidades de biossegurança e vigilância em saúde quando a reabertura puder ocorrer”, afirma.

A coordenadora afirma que condições admissíveis para a realização de práticas pedagógicas de forma presencial só poderão se dar mediante redução sustentada do número de casos novos da Covid-19, indicando, portanto, a redução da transmissão comunitária da doença. “Quando estivermos diante desse cenário, os planos de proteção e redução de riscos da Covid-19 nas escolas, com ênfase na biossegurança e vigilância em saúde, já deverão estar em andamento”, destaca Ingrid.