Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV promove Semana dos Calouros

Ex-alunos, veteranos e calouros participaram de diversas atividades de integração
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 23/02/2018 13h33 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

Integração e acolhimento: esses foram os objetivos da Semana dos Calouros da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), que aconteceu de 20 a 23 de fevereiro. Com oficinas, debates e atividades culturais, ex-alunos e alunos, incluindo os calouros, participaram de diversas atividades que propiciaram um amplo espaço de troca e interação.

Durante dois dias, os alunos se reuniram em oficinas temáticas. Ana Beatriz André, aluna do 2º ano do Ensino Médio, da habilitação de Análises Clínicas, destacou a importância da Oficina de Educação Sexual. “É imprescindível debater sobre métodos contraceptivos, como os preservativos. Precisamos reforçar o cuidado, porque esse assunto ainda é tabu. Se for tratado com naturalidade, teremos menos chances de gravidez precoce e doenças”, afirmou a estudante.

A caloura Leticia ketlen, do 1º ano do Ensino Médio, da habilitação de Gerência em Saúde, participou da oficina de Neurociência e afirmou que ficou impressionada com a receptividade da Escola. “Fomos muito bem recebidos pelos veteranos. Foi uma surpresa essa dinâmica de interação entre pessoas de diferentes habilitações e turmas”, destacou a aluna. Durante a semana, também foram realizadas oficinas de Filosofia, Audiovisual, Jogos de RPG e Teatro, entre outras.

Em seguida, os alunos se dividiram em coletivos: Feminista, Negrxs, Político, Diversidade Religiosa e LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). O coletivo Negrxs discutiu a apropriação cultural, genocídio da população negra e a luta diária contra o racismo. “A sociedade é racista e precisamos reverter isso”, alertou Ana Beatriz Coimbra, aluna do 2º ano do Ensino Médio, da habilitação de Gerência em Saúde. A ex-aluna Mayara Duarte completou: “O futuro está nas mãos dos jovens. É hora de tomar consciência, nos empoderarmos e marcarmos nossos espaços de fala contra esse preconceito”.

Os pais dos alunos novos foram recebidos de braços abertos pela EPSJV em uma reunião realizada na quinta-feira. Os jovens também fizeram uma apresentação pessoal com o objetivo de se conhecerem melhor e ajudar na interação dos novos alunos.

A Semana dos Calouros terminou com um show de talentos, uma atividade na qual ex-alunos, veteranos e professores se apresentaram cantando, dançando, tocando algum instrumento, recitando poesia, enfim, mostrando seus talentos.